Em contato com este Blog, a leitora Jeandreia Sabino, moradora do Bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), desabafou sobre a difícil situação que vem enfrentando por conta de um esgoto estourado na Travessa da Bandeira, nº 3. Segundo ela, já se passaram dois meses que uma galeria estourou em frente à sua residência e até agora o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) não teria realizado o conserto. Ela acusa o órgão de ter ligado o saneamento “sem a minima infraestrutura“.
Acompanhem:
Meu nome é Jeandreia Sabino, resido no Bairro Malhada da Areia, Travessa da Bandeira, nº 3. Já faz dois meses que uma galeria de esgoto estourou na frente da minha residência, liguei para o SAAE e eles deram um prazo de oito dias para fazer o atendimento – como de fato ocorreu -, mas nada foi feito, pois disseram que era outro carro que teria força para executar o serviço e nunca mais apareceu ninguém. Enquanto isso, ficamos com os insetos e a fedentina; as crianças não podem brincar na rua porque está cheia de esgoto.
A verdade é que, aqui no bairro, foi ligado o saneamento, mas não foi feita a mínima infraestrutura para ver se de fato as galerias estavam prontas para a demanda, porque tanto essa como outras aqui no bairro encontram-se sem tampa, e os tratores da própria prefeitura, quando passavam enchiam de terra. Sei que somos um bairro periférico, mas nunca deixamos de receber conta de água e esgoto, assim como IPTU. Faz mais de duas horas que tento ligar para o serviço e chama a ponto de cair a ligação, mas ninguém atende.
Não dá para se conformar com o descaso, e ver que o bairro ao lado recebeu calçamento, enquanto aqui precisamos viver em meio à poeira e, agora, aos esgotos. Nossas residências sendo desvalorizadas por uma gestão de faz de conta, que divulga que a cidade toda sexta tem obras, onde só eles veem e são beneficiados.
Jeandreia Sabino/Leitora
(foto/divulgação)
Sou esposo da moradora referida na matéria e reitero tudo que foi afirmado por ela. Realmente, o Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto – SAAE, não deu a mínima para as nossas ligações, atendeu apenas a um chamado, e nada resolveu, agindo com verdadeiro descaso. Essa é uma questão de saúde pública, porque o esgoto estourado não afeta apenas a minha casa e a minha família, mas também uma pluralidade de residentes do Bairro. Não é apenas eu e minha família que estamos em situação periclitante, mas a coletividade dos moradores das imediações. Então, das duas uma: ou o SAAE resolve esse sério problema, ou venha através desse blog exercer o seu direito de resposta, para explicar o inexplicável.