Por meio do WhatsApp do Blog, uma moradora da Vila Marcela, zona norte de Petrolina, reclama do atendimento médico na Unidade de Saúde Básica (UBS) do bairro. Ela conta que a profissional costuma faltar ao trabalho e que as consultas são agendadas para um mês.
A moradora relata que quando procura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as atendentes dizem ser necessário passar pelo posto de saúde, mas segundo ela, existe dificuldade até para pegar uma ficha para marcar a consulta. A moradora ainda diz que a unidade de saúde do seu bairro ficou cerca de três meses sem médico.
O Blog procurou a assessoria da Secretaria de Saúde, que enviou nota esclarecendo a denúncia.
Acompanhe:
A Secretaria de Saúde informa que a médica em questão faltou na última sexta-feira em virtude de um problema pessoal. Quanto à marcação, por ter demorado um pouco a encontrar um novo profissional – a antiga encerrou o período de residência e saiu – realmente a coordenação está fazendo marcação para o mês inteiro, para assim tentar compensar os atendimentos à população.
A Secretaria de Saúde tem estudado, junto às unidades de saúde, a melhor forma de gerenciar filas. Uma das medidas é o acolhimento, feito por profissional de nível superior. O mesmo realiza a ausculta qualificada e classifica o paciente de acordo com o risco, através de um sistema de cores.
PMP/SMS – Ascom