Moradores reclamam de falta de vacina contra HPV em AME do Ouro Preto; Secretaria de Saúde justifica

por Carlos Britto // 14 de fevereiro de 2017 às 17:33

Quem procurou a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do Bairro Ouro Preto, na zona oeste de Petrolina, recebeu uma notícia que não gostaria: está faltando vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), destinada a imunizar pré-adolescentes do sexo feminino e masculino.

Informações de alguns pais ao Blog dão conta de que não haveria uma previsão de quando uma nova remessa das doses chegaria à unidade. Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, no entanto, fomos informados que a distribuição da vacina começou desde a última quinta-feira (9). “O órgão afirma que até amanhã (15) todas as unidades estarão abastecidas”, diz a Secretaria.

O público-alvo da vacina contra o HPV são meninos com idades entre 12 e 13 anos, e meninas dos nove aos 14. No caso dos garotos, o objetivo é prevenir esse público contra câncer de pênis e lesões pré-cancerosas. Recebendo a vacina, eles colaboram para a redução dos índices de câncer de colo nas mulheres, doença que causa morte, já que é a população masculina a responsável pela transmissão do HPV. Mas as meninas também são imunizadas contra o câncer de colo, por meio da mesma vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Professora Mary Belgium , a mãe dos estudantes de Petrolina.