Relatos sobre a presença de onças em sítios e locais de trabalho humano estão cada vez mais frequentes no Sertão de Pernambuco. Após ataques que vitimaram pessoas em Carnaubeira da Penha (PE) e Belém do São Francisco (PE), na região de Itaparica,, moradores de Cabrobó (PE) – no são Francisco – estão preocupados com a aparição do animal em propriedades rurais.
Nesta segunda-feira (22) uma onça atacou animais na Fazenda Jatobazinho, zona rural do município, segundo relato de um morador para o Blog do Didi Galvão. De acordo com ele, quatro morreram e um ficou ferido durante o ataque.
“Os prejuízos são grandes e o problema é antigo. De 2014 para 2020, comeu mais de 60 animais. E agora o pessoal está vendo as onças passarem no terreiro da casa, até as crianças estão assustadas, um menino viu uma e chegou em casa sem fala“, disse o morador, que não teve a identidade revelada.
A presença de onças também foi notada em outro local da zona rural de Cabrobó. Um morador da Fazenda Boa Esperança, na região do Murici, registrou nesta terça-feira (23) imagens do animal próximo a sua residência. Populares alegam que os casos possuem relação com a soltura de cerca de 20 onças realizada pelo Ibama na área conhecida como Serra do Umãs e pedem que o órgão tome medidas para prevenção de novos ataques.