Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos.
Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.
No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.
Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.
Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).
Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.
Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital. (G1)
Uma perca imensa para os fãs e pro mundo humoristico,chico anysio…
força pra familia,como fã posso dizer que esta perca foi apenas mais uma das fabulosas historias dele…ele não morrer apenas adormeceu profundamente,pois o coração de um guerreiro sangra mais não para de bater…
hum….
e verdade uma perca imensa saudade d+
Chico vai com deus!!!!
que na tua nova morada vc possa encontrar unkm descanço eterno cheio de paz e muita luz!!!!!
chico nois vamos sintir muita sua falta ,do professos raimundo e das suas piadas
NUNCA HOUVE NEM HAVERÁ, UM SUBSTITUTO A ALTURA DA GENIALIDADE DO MESTRE: O ETERNO “AMADO MESTRE”.
CHICO ANÍSIO DIZIA QUE SÓ EXISTIA DOIS TIPOS DE PLATÉIA: A 1ª ERA A QUE RIA E APLAUDIA, JÁ A 2ª ELE NÃO CONHECIA!!!
JÁ EU, ACHO QUE SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE HUMORISTAS: O GENIAL E IMORTAL: CHICO ANÍSIO E OS APRENDÍZES QUE SE INSPIRAM NO GENIAL.