Morreu na noite da segunda-feira (12) em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, aos 69 anos, o radialista Jovino Nolasco de Souza, um dos idealizadores da Festa do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest) – evento realizado em Lagoa Grande (PE), no Sertão do Sâo Francisco.
Com passagens como comentarista nas TVs Guaíba e Bandeirantes, ele trabalhava atualmente na Rádio Difusora de Bento Gonçalves como apresentador e comentarista. A prefeitura de Bento Gonçalves, onde ele atuou em diversos cargos públicos, decretou luto oficial de três dias nesta terça (13).
Conforme a prefeitura, Jovino Nolasco estava internado em um hospital particular, em Caxias do Sul. Ele estava hospitalizado havia alguns meses, depois de ter uma infecção, diversas paradas cardíacas e falência dos rins em decorrência de uma cirurgia na próstata. Nolasco morreu por volta das 23h.
Nolasco foi vereador de Bento Gonçalves entre 1983 e 1988. No governo municipal, ele foi secretário municipal de Turismo, da Cultura, e secretário de Governo, além de ter dirigido o Conselho Municipal de Turismo e presidido a Fundação Casa das Artes.
Ele também presidiu, por três edições, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), entre 1990 e 1992. Já a tradicional Vinhuva Fest ele coordenou seis edições – entre 1999 e 2011. O velório ocorre em Bento Gonçalves, mesmo local do sepultamento. (Fonte: Jornal Pioneiro)