Morte de sargento leva 5º BPM a suspender solenidade de entrega de medalhas

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2013 às 07:50

5 bpmO 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) havia programado para o início da manhã desta terça-feira (17) uma solenidade de entrega de medalhas a profissionais da corporação, pelo tempo de serviço prestado à sociedade. Mas uma tragédia ocorrida na noite de ontem (16) levou o comando a suspender o evento.

O Sargento PM Jaílson acabou morrendo enquanto trabalhava num bloqueio policial na região de Uruás, zona rural de Petrolina, como parte da Operação ‘Polígono’, quando foi surpreendido por um veículo que furou o bloqueio. O policial foi atingido violentamente e arremessado há vários metros, morrendo no local.

Segundo informações repassadas ao Blog pelo capitão PM Marcos Fernandes Costa, o sargento já estava na corporação em Petrolina há 30 anos e seria um dos destaques na homenagem que aconteceria hoje no Teatro Dona Amélia, no Sesc. Querido pelos demais colegas, Jaílson era natural de Carnaíba, Sertão do estado. Segundo o capitão Marcos, o 5º BPM deve pensar em uma nova data para realizar a solenidade, mas o momento é de solidariedade à família da vítima.

Morte de sargento leva 5º BPM a suspender solenidade de entrega de medalhas

  1. joseantonio disse:

    Além se houve imprudência a corporação também tem culpa. Fazem barreiras onde ninguém se vê a viatura (escondida) e não existe sinalização alguma, sem falar que a versão posta acima é controversa a comentada. Resta que seja esclarecido a VERDADE.

  2. Rose Silva disse:

    É LAMENTÁVEL ESTE ACONTECIMENTO, O CIDADÃO NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO VOLTAR PARA CASA DESSA FORMA
    QUERO PEDIR AO COMANDO, QUE PRESTE APOIO TOTAL A FAMÍLIA DO LIGEIRINHO, UM ÓTIMO SERVIDOR COMO TANTOS QUE POSSUI O 5° BPM, QUE DEUS O GUARDE COMO HOMEM DE BEM E PROTEJA OS NOSSOS HERÓIS QUE FICAM NESSA PROFISSÃO TÃO PERIGOSA.

  3. jorge disse:

    sou usuário dessa br sempre observei que não tinha sinalização adequadas

    1. maria jose disse:

      As pessoa não tem sensibilidade, nem nesse momento de dor, nao tem respeito, esse homem que morreu era simplesmente um trabalhador e isso acontece com qualquer um, eles estavam fazendo o seu trabalho, infelizmente nós vivemos em um pais onde o profissional so é criticado, a população nao vê os risco de vida que cada um passa, os políticos que estao ai roubando ninguem sabe tomar uma atitude nem para cobrar mais quallidade como por exemplo a sinalizaçao adquada, como vc diz, mas cobrar os serviços, as autoridades sao bons, agora oferecer qualidade para o profissional desempenhar um bom trabalho isso nao faz.

    2. BIRA disse:

      SEU JORGE PEÇO MAS RESPEITO AO CIDADÃO DA CORPORAÇÃO
      ISSO Ñ É HORA DE FALAR BESTEIRA E SIM DE PRESTAMOS APOIO
      A FAMILIA DO PM

  4. Brito júnior disse:

    PEÇO AOS COMPANHEIROS MAIS CUIDADO, ISSO QUE ACONTECEU FOI UMA FATALIDADE, NÃO PODEMOS PREVER TRAGÉDIAS, MAS PODEMOS EVITA-LAS.

  5. cc disse:

    ta virando brincadeira !

  6. Savage disse:

    Lamentável a perda desse policial, no entanto a que se ter prudência quanto a dizer que o motorista furou o bloqueio, pois muitas vezes acontece dos integrantes dessas Blitz não sinalizarem o local e não saberem gesticular para o motorista causando assim acidentes, era comum esse tipo de erro na ponte presidente Dutra, então mais uma vez nossos sentimentos e que sirva de alerta ao 5 BPM para instruir melhor seus integrantes e que fatos como esse não venham a se repetir.

  7. savage disse:

    Lamentável a perda desse militar no entanto a que se ter cautela em afirmar que o motorista furou o bloqueio, pois muitas vezes essas Blitz são realizadas de maneira incorreta sem a sinalização adequada colocando em risco a vida dos policiais e motoristas. Que sirva de alerta ao CMDO do 5 BPM para instruir seus integrantes par que fatos como esse não venha se repetir.
    Nosso respeito a família vá em paz.

  8. LORENA BELTRÃO FAIZÃO disse:

    JORGE SÉRA QUE VOÇÊ É CIDADÃO MESMO PORQUE INDEPENDENTE DO QUE HOUVERAS VOÇÊ DEVERIA RESPEITAR O MOMENTO DE LUTO DA FAMILIA E DA CORPORAÇÃO TEM UM PROVERBIO QUE DIZ SE NÃO TENS O QUE FALAR FECHA A BOCA PRA NÃO SAIR MERDA QUE SE APARECER PINTA DE VERMELHO .

  9. Sgt Ribeiro / 2ª CIPM disse:

    Que Deus conforte a família enlutada e os amigos do Sgt Jailton,o Ligeirinho como era carinhosamente chamado pelos companheiros de farda. Não é porque morreu, mas era um homem de caráter, boa índole, honesto e compromissado com a profissão que exercia, gostava tanto da vida militar que chegou o tempo da aposentadoria e quis ficar mais um pouco. Por isso, acho que devemos ser solidários a família e aos companheiros de farda e não utilizar do anonimato e fazer como algumas pessoas fazem: Postam certos tipos de comentários para denegrir a imagem de algumas pessoas que não conhecem e a corporação como um todo, seja os órgãos militares ou instituições civis. Devemos ser mais cautelosos principalmente num momento como este.

  10. Henrique Senna - TC PM Cmt do 5º BPM disse:

    Para efeito de esclarecimento passo a registrar algumas observações importantes:

    1. O bloqueio é móvel, diferente de alguns que vemos em outros locais em que há uma estrutura de alvenaria ou um trailer, portanto a informação de que sempre se transitou e não teve sinalização adequada não procede;

    2. A operação estava bem sinalizada com cones refletivos, a oitenta metros de distância do local, para que qualquer condutor visualizasse com bastante antecedência;

    3. A viatura estava com os sinalizadores ligados e, em uma via sem qualquer tipo de iluminação,tais sinalizadores têm seu brilho potencializado possibilitando que sejam vistos a, no mínimo, um quilômetro de distância;

    4. Todos esses pontos foram devidamente registrados pela perícia do Instituto de Criminalística do Estado.

    Portanto não procedem os questionamentos quanto a deficiência na visibilidade da operação.

    O que realmente fica em toda a Família Policial Militar do Estado e, em especial, do 5º BPM, é uma dor tremenda pela perda de um grande profissional e companheiro, além de um excelente pai de família.

  11. HELIO PAES disse:

    LAMENTÁVEL O QUE ACONTECEU AO MEU AMIGO SGT JAILSON, TRABALHOU EM VERMELHOS, ONDE PRESTOU ÓTIMOS SERVIÇOS, NÃO PORQUE FALECEU, MAS POR TER SIDO UM HOMEM HUMANO E RESPEITADOR DOS DIREITOS DO CIDADÃO. QUE JESUS ABENÇOE A FAMÍLIA E DER FORÇA A TODOS PARA SUPERAR ESSA TERRÍVEL DOR, E QUE JESUS O CONDUZA AO REINO CELESTIAL, DESCANSE EM PAZ MEU AMIGO JAILSON VOCE SERÁ ETERNO NAS NOSSAS LEMBRANÇAS.

  12. d.oliveira disse:

    Lamentável sobre todos os aspectos a trágica morte do Sgt Jailson. Ninguém, absolutamente ninguém, honrou tanto a farda que envergava como o sargento jailson. Profissional competente e zeloso, pai de família exemplar, companheiro de todas as horas e amigo fraternal. O Sgt Jailson deixa um legado a ser seguido e uma história de lutas e vitórias. Como cidadão, o Sgt Jailson foi um homem retilíneo, generoso e correto, um verdadeiro alimento da alma. Morreu no exercício da profissão que sempre dignificou. Agora, quando o Sargento Jailson se foi, temos a certeza de que a realidade não precisa de ninguém, hoje mesmo a rotina vai nos engolir. Mas, estou certo também, que nós vamos continuar precisando de pessoas com o SARGENTO JAILSON, para nos ensinar que a coragem, a amizade, a correção de atitudes, a honra, a ética e, sobretudo, o exemplo positivo, são os instrumentos indispensáveis para galgar, por trinta anos, uma caminhada profissional sem nenhuma mácula, de forma retilínea, irrepreensível, como ele o fez. A Polícia Militar de Pernambuco perdeu um profissional exemplar, o 5º BPM perdeu um graduado operacional, leal, disciplinado e respeitador. A sociedade perdeu, sem dúvida, um defensor destemido e, nos, seus amigos, coligados e companheiros perdemos a sua companhia sempre bem humorada, a palavra amiga, a ajuda sincera e o irrestrito compromisso fraterno, porém, quem mais perdeu, com certeza, foram seus filhos de quem era um verdadeiro herói. Ao Sgt Jailson, mais conhecido por “Ligeirinho” o reconhecimento de todos aqueles que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. À família enlutada as condolências de toda uma corporação que aprendeu a respeitar a figura ímpar e querida por todos. Vá com Deus! Major PMPE/RR Djalma

  13. jose francisco disse:

    Devido a forma como “trabalham”… tragédia anunciada.
    Condolência aos familiares.

  14. Josivan disse:

    A PM está de luto, pelo amigo “Ligeirinho”. Lamentamos profundamente sua perda; Que Deus lhe receba na sua glória, e que sua família possa receber o conforto de todos.

  15. Sd Jatobá disse:

    Sgt JAILTON e não Jailson.

    Homem sério que conheço há mais de 9 anos, muito competente no seu trabalho com várias ocorrências positivas de destaque no Estado. Um pai de família exemplar, um grande amigo que nunca deixe de cumprimentá-lo quando porventura o encontrara.
    Sinto muito pelo ocorrido.

  16. MARA LIMA disse:

    INFELIZMENTE O MOMENTO É DE MUITO DOR PARA TODOS OS PARENTES E AMIGOS QUE PERDERAM ESTE HOMEM, MUITO SIMPÁTICO POR SINAL, POIS FUI ABORDADA SEMANA ANTES POR ELE NO MESMO LOCAL, MAS INFELIZMENTE EU TAMBÉM PERCEBI ELES EM CIMA DEMAIS QUASE NÃO DÁ TEMPO DE REDUZIR A VELOCIDADE NO LOCAL QUE ELES ESTAVAM. REALMENTE AS BLITZs PRECISAM FICAR MAIS SEGURAS PARA QUEM OPERA (PMs) E PARA QUEM É ABORDADO. COM CERTEZA O CAMINHONEIRO TAMBÉM ESTÁ SOFRENDO COM ESSA SITUAÇÃO. EPISÓDIO REALMENTE MUITO LAMENTÁVEL.

  17. Aline Silva disse:

    O senhor disse tudo Sgt Ribeiro, espero que assim cessem comentários fúteis! MAIS RESPEITO POR FAVOR.

  18. Luiz Silva de Souza disse:

    O dia de hoje para os policiais militares tem um significado muito triste, nós que fazemos a PMPE, perdemos um grande companheiro de farda, um amigo, um irmão, uma alegria como pessoa. Fiel no cumprimento do seu dever, sabia respeitar desde seus Superiores até seus Subordinados, era uma pessoa que sabia honrar a farda que vestia, um grande profissional e um grande amigo. Fica aqui minhas condolências à família e que Deus lhe acolha na sua eterna morada. Valeu Ligeirinho, foi bom ter te conhecido e saber que você fez parte de nossas vidas foi muito gratificante.

  19. geraldo dos santos disse:

    Coronel

    Todos sabem que vocês do topo só pensam em resultados, produtividade, independentemente de como venham esses resultados, com fim de se segurar no cargo, manterem suas gratificações gordas. A pressão sobre os subalternos (praças) é imensa. Eles sim trabalham tal como uns condenados, vivendo mais para a instituição do que para suas famílias, para no final do mês somar uma merrequinha no famigerado soldo. O guerreiro morto é mais uma vítima do descaso do Estado para com seus servidores. Quem não vê que as polícias no Brasil vivem de aparências: policiais mal formados, quartéis, viaturas, equipamento de segurança, armamento, tudo sucateado, além de uma carga horária de serviço desumana. O acidente foi na rodovia federal, BR-407, onde o trânsito costuma ser mais intenso, exigindo assim maior sinalização, segurança, uso de equipamentos eficientes e eficazes, mas pergunto: será que esses policiais tinham toda essa estrutura para desempenhar sua missão? Outra coisa, por que julgar, antes de ouvi-lo, o motorista do caminhão? Ele estava bêbado, drogado ou sei lá…? Será que não é mais uma vítima do descaso do Governo, porque, de repente, ele não pôde realmente ter visto a barreira, pensando talvez que fosse um assalto, coisa que os caminhoneiros vivem Brasil a fora, nas rodovias, sejam federais ou estaduais? Pode ser também um pai de família em busca do pão para sustentar sua família tal como os policiais que lá se encontravam? Na verdade, coronel, o senhor que tirar o seu da reta, manter seu cargo, mas, se fizesse parte da família do guerreiro que morreu, iria buscar meus direitos, bem direitinho, pois daqui a poucos dias o sargento será esquecido, mas a família dele continuará órfã. Não há dinheiro nem medalhas que o substituirá. Que Deus dê a ele o descanso eterno e aos seus pares a proteção divina!!!!
    E aí?

  20. jose francisco disse:

    passo sempre no trecho e já fora “abordado” pelos pms – (que sempre estão com sede).
    o sistema todo está errado!
    1 – pm trabalhando em rodovia federal; falta de sinalização adequada; procedimentos inadequados; salário de miséria; finalidade desvirtuada.
    2 – resultado: 01 pai de família morto e outro preso como “bode espiatório”.
    3 – e a cúpula…

  21. Sd C. Santos disse:

    Ao longo dos meus quase 10 anos prestados a PMPE, nunca ví homem tão comprometido com a sua farda como o sargento Ligeirinho (Jailton). Como pessoa, simples e humilde, onde poucas pessoas reuniam tais qualidades. Diversas vezes apertei a sua mão vigorosa e viva, que agora repousa eternamente. Adeus querido amigo, foi muito bom ter trabalhado contigo e sido seu subordinado, pois eu sabia com certeza que o Senhor faria de tudo por um serviço tranquilo e dentro da legalidade!!! Saudades eterna de seu amigo sincero e estou com a consciencia limpa que sempre externei o que falo neste momento!!! Meus pêsames a todos que estão enlutados!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários