Estão abertas as inscrições para o ‘Conexão Pipoca,’ projeto que vai realizar mostras de cinema para crianças de escolas públicas de Juazeiro. Cineastas de Juazeiro (BA) e região ou de outras cidades baianas podem enviar propostas até o dia 21 de abril, por meio de formulário online disponível no link.
Os filmes, além de serem infantis, precisam ser curta-metragens de cinco a 20 minutos. Pode ser ficção, animação, aventura, comédia ou outro estilo que se adeque ao tipo de evento. Cada selecionado receberá R$ 500,00 pela participação.
A curadoria irá priorizar filmes que discutem temas sociais de forma lúdica, como bullying, racismo, questões de sustentabilidade e meio ambiente, que contribuam na formação de uma sociedade mais consciente. Obras que já possuam recursos de acessibilidade comunicacional, como Libras, LSE e audiodescrição, também serão priorizadas.
“Nós já realizamos mediação cultural com escolas em outras linguagens artísticas, como a dança e o teatro, além de um projeto para museus. Agora, ampliamos nossas ações na área de cinema levando uma programação especial para dentro das escolas“, diz a produtora Nilzete Miranda.
Apoio
O projeto da Pipa Produções foi aprovado no Edital 1 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo em Juazeiro, e conta com a realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município, prefeitura, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. (Texto: Adriano Alves)