As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento ‘Compre do Pequeno Negócio’, que tem o seu ponto alto nesta segunda-feira (5). O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) traz todas as informações necessárias para participar do Movimento liderado pelo Sebrae. Em pouco mais de um mês, mais de 174 mil empresas estão cadastradas na página da internet.
A ação pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
O analista do Sebrae em Petrolina, Hélder Gomes (foto), explica que durante todo o mês de outubro o órgão realizará ações promocionais com o objetivo de estimular os pequenos negócios. Ainda segundo o especialista, quando o consumidor opta pela aquisição de produtos nos lugares onde mora, está gerando uma série de outros benefícios que ajudam a melhorar a realidade local.
“Eu compro na padaria do meu bairro, faço serviços com a costureira local, com o marceneiro, com o vendedor de pastel, de verduras, dentre outras coisas. E nós precisamos fazer isso com mais frequência, sim, porque isso é o que gera o crescimento da nossa cidade e impulsiona a economia”, explicou.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o 5 de outubro como data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas. Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Sebrae realizou uma semana nacional de capacitação com palestras, workshops, seminários e cursos em todos os estados. Já são 6.641 parceiros (entidades, associações, empresas) que fazem parte do movimento.
A ideia é que os empresários se cadastrem no Movimento e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras. No endereço on line, está disponível para baixar o material para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante do Movimento.
Também está disponível um gerador de campanha digital, pelo qual é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa que pode ser produzida pelo próprio empresário para distribuição nas redes sociais. Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.
Vitrine
O site também funciona como uma vitrine onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados. Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participam do Movimento, para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras, especialmente no dia 5 de outubro, marco do Movimento Compre do Pequeno Negócio.
Na página, o Sebrae também listou os cinco principais motivos para comprar do pequeno negócio: está perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a sua comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.
No site, o internauta também pode acessar e ver a atualização das redes sociais do Movimento (no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).