Em nova mobilização, representantes do movimento emancipalista em todo o país devem se encontrar mais uma vez em Brasília (DF), na próxima semana.
As caravanas estarão na capital federal na terça-feira (18) para acompanharem novamente à apreciação do veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), definindo novas regras de criação de municípios.
Segundo Júlio César Monteiro, integrante da Comissão Pró-emancipação de Izacolândia, o movimento de Pernambuco garante que não apoia a proposta do senador Humberto Costa (PT), pois acredita ser “uma tentativa de enganar a sociedade e um desrespeito com o povo brasileiro, que se dispôs em vários movimentos na capital federal”. O senador propõe critérios mais rígidos para a criação de novos municípios do Sul e Sudeste, enquanto sugere a flexibilização dessas regras para o Norte-Nordeste, na tentativa de garantir que o veto de Dilma não seja derrubado.
Os emancipalistas, inclusive, não concordaram com as justificativas em favor do veto, pois o governo norteou as negociações junto à sociedade e seus técnicos da Casa Civil e de relações institucionais, apresentando e agregando emendas de sua autoria ao PLP 416 do senador.
A sociedade brasileira deve é repudiar essa história de emancipação política de algumas localidades. Para quê criar novos municípios? Essas localidades tem condições, receitas para se sustentarem? Ou é mais um golpe no bolso do contribuinte para sustentar mais parasitas em forma de políticos e alguns tipos de funcionários?
Não desrespeitando a categoria do funcionalismo público, pois sei que boa parte dele é de pessoas comprometidas, honestas e trabalhadores, mas tem uma outra parcela que só querem sugar mesmo.
Concordo 100% Maria com suass colocações.
Sou contra a emancipação desses lugares que não tem autonomia financeira sequer para pagar seus servidores. A população não tem saúde, educação nem segurança. Temos exemplos próximos daqui de Petrolina: Orocó é um deles.
E mais sério ainda, é o desvio de verbas para os bolsos desses políticos corruptos.
Dou pleno apoio ao veto da presidenta.