O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu inscrições para um concurso com 264 vagas temporárias de nível superior, oferecendo um salário de R$ 6.130,00. As inscrições podem ser feitas até 25 de julho no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan).
As vagas são para mais de 20 áreas, incluindo Direito, Economia, Marketing, Administração e Arquitetura, além de uma vaga aberta a qualquer formação superior. Os selecionados trabalharão na sede do ministério, em Brasília (DF), e nas Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura (SFPAs) nas capitais dos 26 Estados.
O concurso reserva 20% das vagas para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência. Os aprovados executarão atividades administrativas, judiciais e gerenciais relacionadas ao setor pesqueiro nacional. Os contratos terão duração de até dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos, conforme a necessidade.
A taxa de inscrição é de R$ 62,00, com isenção disponível para doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico. O processo seletivo inclui provas objetivas de múltipla escolha e prova de títulos para certas áreas específicas. As provas ocorrerão em 11 de agosto em Brasília e nas capitais dos Estados. A expectativa é de que os novos servidores iniciem suas atividades até o final de 2024.