A Música Popular Brasileira (MPB) perdeu um dos seus nomes mais respeitados. Luiz Melodia morreu de câncer aos 66 anos na madrugada desta sexta-feira (4), no hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O cantor e compositor enfrentava um tumor na medula óssea e chegou a ser submetido a um transplante e sessões de quimioterapia, porém já não respondia ao tratamento.
Luiz Carlos dos Santos nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Rio de Janeiro, no Morro de São Carlos, e era filho de Oswaldo Melodia, sambista do bairro do Estácio. Antes de seguir na carreira solo, o cantor formou ao lado de amigos o grupo Os Instantâneos, e participou de programas de calouros na TV e no rádio. No início dos anos 70 sua composição “Pérola Negra” foi gravada por Gal Costa.
Em 1973, lançou o primeiro disco que levava o nome daquela música. Dois anos mais tarde disputou o “Festival Abertura” na Globo. Já na década de 1980 lançou o LP “Pintando o Sete”, que trazia a canção “Codinome Beija-Flor”, um dos seus maiores sucessos. Nos anos 2000 fez parcerias com Zeca Pagodinho e Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues, morto em maio de 2014. Luiz Melodia ganhou em 2007 um documentário produzido por Karla Sabah. O cantor chegou a trabalhar como ator na novela “Bang Bang”.
Este ano a MPB já sofreu com as perdas de Jerry Adriani – um dos principais representantes da Jovem Guarda – e Belchior. Ambos morreram em abril. (Foto/reprodução)