MPBA capacita conselheiros de Educação em municípios no norte do Estado

por Carlos Britto // 27 de setembro de 2017 às 08:20

Conselheiros municipais de Educação dos municípios de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim participaram do seminário de formação promovido pelo Ministério Público da Bahia (MPBA). A ação faz parte do ‘Projeto Saber Melhor’ e tem como objetivo fortalecer conselheiros para atuarem no monitoramento e avaliação dos planos municipais. A iniciativa envolveu também as cidades de Casa Nova; Curaçá; Pilão Arcado; Remanso; Sento-Sé, Sobradinho; Saúde; Várzea Nova; Andorinha e Campo Formoso.

Durante a capacitação a professora doutora Alda Pepe explanou sobre o cenário atual da educação brasileira e os desafios para garantir esse direito à população, bem como as concepções e construções do sistema nacional e municipal de Educação. Também foi apresentado o papel das conferências nacionais, estaduais e municipais pelo jornalista Luís Valter de Lima, representante do Fórum Estadual de Educação.

Uma apresentação sobre o orçamento municipal, base de dados, definição do plano de trabalho, metas a serem alcançadas e a participação dos conselheiros no monitoramento dos planos municipais foram alguns dos destaques feitos pelos palestrantes durante o encontro.

A capacitação tem acontecido em diversas regiões da Bahia. No mês de agosto, a mesma atividade, com o mesmo formato, foi realizada no município de Feira de  Santana, agregando os conselheiros de Seabra, Jacobina e envolveu 17 municípios baianos. A solenidade de abertura foi conduzida pela promotora Vera Leilane de Souza e seguiu na parte da tarde com a explanação da sua colega de MPBA, Maria Anita Correia, sobre o papel do Ministério na garantia do direito à educação. O projeto é uma parceria do MPBA, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc) com a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…