Os ex-secretários de Saúde Cantídio Maia Neto e Amilton Soares, e de Administração, Darlene Pinto Macedo – todos do município de Jaguarari, no norte da Bahia -, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual à justiça pelo crime de peculato (desvio de bens ou verbas públicas por funcionário que tenha acesso a eles). O promotor de Justiça Igor Clóvis de Silva Miranda denunciou também José Adaílton da Silva, ex-diretor do setor de transportes do Município, por participação no esquema.
Os crimes teriam sido cometidos, de forma continuada, entre os meses de julho de 2017 e abril de 2018. No período, os então secretários Cantídio Neto e Darlene Macedo, com a participação do então diretor de transportes José Adaílton, desviaram um veículo alugado para uso do município, bem como as verbas para o combustível, para o ex-secretário Amilton Soares.
Ainda segundo o MPBA, o veículo – uma caminhonete de luxo – era vinculado à Secretaria de Administração. A denúncia dá conta de que Amilton, que na época era diretor de uma cooperativa médica que tinha contrato de prestação de serviços com o município, teria “requerido” ao então secretário que “disponibilizasse o automóvel para seu proveito”. Entre aluguel e combustível, o prejuízo ao erário municipal passa de R$ 70 mil. Com a palavra, os denunciados.