MPF dá 72 horas para governo explicar omissão de mortes por covid-19

por Carlos Britto // 07 de junho de 2020 às 21:17

Foto: Spedali Civili di Brescia

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento extrajudicial para apurar a exclusão de dados e o atraso do Ministério da Saúde na divulgação dos dados sobre o novo coronavírus no país. Além de não informar o total de mortes e o total de casos confirmados da doença desde o início da pandemia, a pasta não mais divulga o total de casos em investigação para o vírus.

O despacho determina ainda o envio de ofício ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para que ele forneça, no prazo de 72 horas, informações detalhadas acerca do tema. A notícia de fato é assinada pelos procuradores Célia Regina Souza Delgado e Edilson Vitorelli Diniz Lima, da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos.

Entre as informações e documentos que serão solicitados a pasta da saúde, estão a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel bem como o teor na íntegra do procedimento administrativo que resultou na adoção desse ato.

Os partidos de oposição como a Rede Sustentabilidade, o PCdoB e o PSOL entraram ontem (6) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do governo de divulgar os dados do coronavírus às 22h e pedem que a determinação da publicação dos números sobre a doença ocorra até as 19h30.

Segundo o documento, Bolsonaro tem adotado “posição negacionista” sobre a doença e vem “violando diversos preceitos fundamentais da Constituição, sobretudo a proteção à vida e à saúde”.

MPF dá 72 horas para governo explicar omissão de mortes por covid-19

  1. Defensor da liberdade disse:

    Estamos sendo governados por um psicopata. Para quem se dizia defensor da justiça, da vida e da liberdade, ocultar dados sobre uma doença perigosa que tem ceifado a vida de tanta gente não me parece condizente com os valores citados.

    Cadeia é pouco para este fulano. Seus filhos retardados falaram tanto que a China ocultou o corona, e agora o pai faz igual.

  2. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Se são os Governadores que dão as cartas sobre a doença, decidem tudo, então são os Governadores que devem ter essas notícias, isto é, cada Estado divulga as ocorrências em seus Estados, reunindo claro, as informações de todos os Municipíos dos seus respectivos Estados, assim fica mais fácil, mas não, o negócio é pressionar o Governo Federal que foi colocado em segundo plano em relação aos Estados. O Governo Federal tem feito o seu papel de balancear as duas coisas, a Pandemia e o impacto dela na Economia. Se o Governo Federal não socorresse o povo com os R$ 600,00, a coisa estaria bem muito pior do que está, e, eu não vejo nenhuma ação dos governos Estaduais e Municipais no sentido de socorrer as famílias que já tinham pouca renda e agora nenhuma, aliás, tenho visto é só proibição disso e daquilo.

    1. Defensor da liberdade disse:

      Lá vem o gado com a ginástica do Carluxo, o STF decidiu sobre a questão do decreto do isolamento social. Seguridade social e questões trabalhistas são competência da União.

    2. Defensor da liberdade disse:

      E digo mais, todo o orçamento da saúde passa pelas mãos da União, assim como as estatísticas envolvendo procedimentos realizados pelo SUS passam pela estrutura do Data SUS, que é gerido pelo Ministério da saúde, então gado, Bolsomerda é culpado por tudo o que de ruim aconteceu na crise do Covid, inclusive a inércia e o deboche provocados por ele quando da chegada do vírus ao país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários