A Prefeitura de Ipubi (PE), no Sertão do Araripe, terá de providenciar imediatamente um serviço de transporte a pacientes renais da zona rural do município. A recomendação foi feita ao prefeito João Marcos Siqueira pelo Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE), no Sertão Central.
Segundo justificativas do MPF, como a rede pública de saúde de Ipubi não dispõe de equipamentos para a realização de hemodiálise, o tratamento dos pacientes é feito no Crato (CE). Por esta razão, caberá ao município se responsabilizar pelo deslocamento dos pacientes.
A recomendação, assinada pelo procurador da República, Luiz Antonio Miranda Amorim, é decorrente de inquérito civil público instaurado para apurar irregularidades no serviço de transporte dos pacientes renais residentes na zona rural do município, que eram obrigados a se deslocar por conta própria até a sede da prefeitura para terem acesso ao serviço. O prefeito havia informado ao MPF que a situação seria normalizada em outubro de 2013, com o recolhimento dos pacientes em seus domicílios – o que, segundo relatos de pacientes renais, não ocorreu.
O MPF leva em consideração portaria do Ministério da Saúde que prevê o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), como forma de possibilitar a assistência à saúde de pacientes que moram em localidades que não fornecem os tratamentos dos quais necessitam. A Prefeitura de Ipubi tem o prazo de 10 dias para acatar a recomendação e encaminhar, ao Ministério Público Federal, as informações sobre as providências adotadas. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis. As informações são da assessoria do Ministério. (Foto: reprodução)
Prezado Carlos.
A cidade de Ipubi como todo o nordeste vive ainda no coronelismo ,que tem o poder sobre as pessoas ignorantes do nordeste que são praticamente 90%,essa região sempre foi um atraso para o Brasil
QUE MARAVILHA, FICO MUITO FELIZ POR ESSA ATITUDE, POIS EU SEI PERFEITAMENTE O ESTADO PSICOLÓGICO DESSAS PESSOAS QUE PRECISAM DO TRATAMENTO, JÁ SOCORRI ALGUNS PACIENTES NO MEU CARRO DA MINHA LOCALIDADE ONDE O CARRO PASSAVA PARA PEGÁ-LOS (SERROLÂNDIA) PASSANDO MAL DEVIDO FRUSTAÇÕES POR NÃO SEREM TRANSPORTADOS NESSA GESTÃO E IMPOSSIBILITADOS DE FAZER O TRATAMENTO POR FALTA DO “TRANSPORTE” O QUAL EXISTE, O PROBLEMA ERA QUE NÃO MAIS PASSAVA COMO ANTES NA ZONA RURAL PARA LEVÁ-LOS ATÉ A CIDADE DE CRATO PARA A REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO ONDE É UM DIREITO QUE OS ASSISTE, TAMBÉM PROCUREI OUTROS MEIOS PRA A SOLUÇÃO DESSE CAOS MAS NADA FOI FEITO, AGORA GRAÇAS A DEUS VAI DÁ CERTO COM ESSA PRESSÃO DO MPF GARANTINDO AOS PACIENTES RENAIS SEREM TRANSPORTADOS COM DIGNIDADE EM BUSCA DA SAÚDE.
PARABÉNS AO MPF PELAS PROVIDÊNCIAS TOMADAS.
eu acho que atraso para o Brasil são pessoas do tipo desse tal Toni