Na próxima terça-feira (5), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entregará o Selo Transparência Festejos Juninos 2024 às prefeituras e órgãos do governo estadual que deram transparência aos gastos públicos com os festejos juninos. A cerimônia, realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ocorrerá no auditório da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a partir das 14h.
Para dar visibilidade às contratações e aos recursos públicos empregados nas festas, o MPPE lançou este ano o Painel dos Festejos Juninos (https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos). Conseguiu reunir informações dos 184 municípios e do Distrito de Fernando de Noronha. Os dados, repassados ao painel pelos gestores, apontam 5.275 apresentações e 2.656 artistas contratados, com um total de R$ 203,2 milhões aplicados. O público pode conferir os números por localidade, inclusive com os cachês pagos a cada atração.
O trabalho foi coordenado pelo Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor do MPPE. “A intenção é manter o painel nos próximos anos e criar a versão para outras festas populares, como o Carnaval”, adianta o promotor de Justiça Hodir Flávio Guerra Leitão de Melo, coordenador do CAO Patrimônio Público.
É muita inocência do MPPE. Passaram os detalhes do desvio, do superfaturamento?
Então não vai ter nem um selo nestas prefeitura, e se tiver as prestações de contas estão todas camufladas, pois é o mês que os prefeitos e seus secretários mete a mão sem dó no dinheiro público ,só inocente ou besta para acreditar neste selo.