MPPE cria painel sobre gastos com festejos juninos nos municípios

por Carlos Britto // 18 de maio de 2024 às 20:20

Foto: reprodução/arquivo

Para dar transparência ao emprego de recursos públicos na organização de shows durante o São João 2024, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está criando o Painel de Transparência dos Festejos Juninos. A plataforma vai reunir dados informados espontaneamente pelas prefeituras sobre a programação das festas realizadas de 1º de abril a 31 de julho deste ano, incluindo artistas contratados e o valor dos cachês.

O projeto será apresentado nesta segunda-feira (20), às 14h, no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPPE, a representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Fundarpe, Empetur e Secretarias Estaduais de Cultura, Turismo e Lazer. “Trata-se de uma ferramenta de incentivo ao exercício da cidadania e de apoio à gestão eficiente de recursos para o fomento ao meio cultural e desenvolvimento turístico”, explica o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho. Os dados abertos ficarão à disposição da sociedade.

A iniciativa é coordenada, no MPPE, pelo Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público. Tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas e da Associação de Controladores Municipais. A ideia é premiar, com um selo de transparência, os gestores municipais que colaborarem com o painel.

MPPE cria painel sobre gastos com festejos juninos nos municípios

  1. José Pedro Quirino disse:

    Estes dados de emprego de verba pública pelas prefeituras não teria de ser expontâneos e sim obrigatorias. É um absurdo a contratação a peso de ouro de artistas famosos que nada tem a ver com a cultura local.

  2. Defensor da liberdade disse:

    O MPPE deveria atuar contra os abusos de poder econômico nessas festas, em Petrolina a prefeitura estava cobrando 50 mil reais para um barraqueiro colocar barraca lá, cerveja horrível por 11 reais, deixou de ser festa do povo para ser festa de extorsão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários