MPPE deve apurar fraudes do concurso da PM

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2009 às 10:43

PM-PE1O Ministério Público começou a receber ontem dos candidatos pedidos de apuração das possíveis fraudes ocorridas no último domingo durante a realização do maior concurso público da Polícia Militar do estado. Esse foi o primeiro passo legal dos concorrentes para que o MPPE possa ter base para recomendar a anulação das provas, que chegou a ter 50 candidatos disputando uma vaga.

 Ontem, a Comissão de Concurso da Universidade de Pernambuco (Conupe), responsável pela seleção, divulgou que 152 pessoas foram eliminadas durante as provas. No entanto, de acordo com o coordenador da comissão, Gledstone Emerenciano, nem todos os eliminados necessariamente estavam tentando fraudar o concurso. Dois desses foram pegos tentando filar por meio de apostilas. Outros dois tentaram entrar com documentos falsos. O restante, ou seja, 148 foram desclassificados por conta do aparelho celular. Alguns, pegos tentando repassar os gabaritos pelo telefone. Ontem candidatos fizeram um grande protesto em frente à Reitoria da UPE.

Já a Secretaria de Defesa Social (SDS) ainda não sabe quantificar o total de pessoas presas envolvidas com o esquema. Na última segunda-feira, a SDS apenas informou que as prisões aconteceram nas delegacias de Garanhuns, Petrolina, Recife, Olinda, São Lourenço da Mata e Serra Talhada. Para a SDS, até o momento, não há necessidade de anulação das provas. Para o coordenador da Conupe, Gledstone Emerenciano, o número grandioso de pessoas eliminadas durante as provas não significa que todos tenham encolvimento com possíveis fraudes.

“Certamente nem todos esses estavam com a intenção de fraudar. Mas como não era permitido que o candidato estivesse com o telefone dentro da sala de aula, não podíamos fazer concessões”, explicou. Ele também esclareceu que os dois que foram pegos com a apostila certamente não faziam parte do grupo esquematizado, como os que estavam com o aparelho de celular, por exemplo. Já com relação à possibilidade de anulação, o coordenador voltou a descartá-la. “A nossa posição é a mesma. Não há necessidade de anular o concurso”, ressaltou.

Com informações do Diário de Pernambuco

MPPE deve apurar fraudes do concurso da PM

  1. marta disse:

    O governo do estado de PE, vai perder muito com essa decisão.

  2. DEOMIRO SANTOS disse:

    Essa prova deveria ser anulada.

    Aqui mesmo em Petrolina os candidatos entraram com celulares e com certeza tiveram como fazer contato uns com os outros ou seja, trocar informações com objetivo de se ajudarem mutaumente numa solidariedade jamais vista em concurso da Policia Militar de PERNAMBUCO.
    Por outro lado, está ficando desmoralizada a Policia Militar de Pernambuco COM OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS: FRUTOS DE ARMAS POR CAPITÃO ACUSADO DE PARTICIPAR DO CRIME ORGANIZADO E AGORA PERMITIR A FRAUDE!!!

  3. jorge figueiredo disse:

    Enquanto não tiver uma informação do vazamento do gabarito antes da realizações das provas, não vejo motivo para anular. Esse problema de pessoas com celular dentro da sala, o que não era permitido, pessoas com documentos falsos, tentando se passarem por outras; vão fazer UM milhão concursos públicos e isso vai ocorrer do mesmo jeito, aliás se estavam mal-intencionados com tais celulares, é porque tinham alguém que precisaria fazer essa prova e depois passar o gabarito, ou seja, era um concorrente do mesmo jeito, então se conseguiu fazer mais questões que eu, fazer o quê, vou estudar mais…. Brincadeiras a parte, quero mesmo é parabenizar a organização do concurso, pois conseguiram prender, senão não teriam prendido vários candidatos com celular. Homem, eu vou é correr e fazer barra!

  4. jorge figueiredo disse:

    Vai que eu, com minha humilde nota, consiga passar!

  5. Mário Henrique disse:

    Concordo com a não anulação do concurso, pois já vem de muito tempo casos como esses e não resultam em anulação.
    Quanto à prova, foi muito bem elaborada, apesar de que algumas questões apresentavam dubiedade. Parabeniso á todos que se esforçaam no intuito de obter êxtio neste histórico concurso…
    Vamos aguardar os resultados deste polêmico concurso!

  6. mirelly disse:

    jorge figueiredo é repudiante a sua atitude ao parabenizar a banca q realizou a prova. Se vc acha tão normal todas essas fraudes q aconteceram só me leva a um entendimento: VC PARTICIPOU DELA. ou pior. se vc entrar na pm , irá compactuar com todas as irregularidades lá existentes.
    É um absurdo vc interpretar como uma situaçaõ normal todos esses fatos irregulares q vêm ocorrendo nos concursos públicos.
    Gorge qual o nosso papel na sociedade enquanto cidadãos?
    será q devemos ser omissos aos fatos q envergonham a nossa pátria?
    PENSE NISTO E REFLITA!!!!!

    eu fiz minha prova na facape e pude comprovar a desorganização da banca na execução da sua atividade. em nenhum momento houve a presença de um objeto imprescindível na realização de qualquer concurso público: O IDENTIFICADOR DE METAL.
    havia também fiscais despreparados discutindo com alunos na hora da realização da prova pq não queriam nos dá o direito de anotarmos o gabarito. e outras coisas q não irei mencionar aqui.
    Tantas pessoas suspeitas foram detidas. vc já imaginou GORGE tantas outras q participaram do esquema de corrupção e ninguém desconfia e que tais pessoas irão assumir uma vaga q poderia ser minha ou até mesmo sua?

  7. Ricardo disse:

    Concordo plenamente com você Mirelly, o que leva este Jorge a dizer que a banca está de parabéns? Fiz o concurso também, e posso afirmar que foi muito desorganizado além das provas estarem mau elaboradas, não sei se será anulado o concurso mais o que eu quero mesmo é que eles anulem várias questões que estavão com erros bárbaros, o que não deveria acontecer com uma banca tão popular com a CONUPE!
    Isso mostra a falta de capacidade de várias pessoas que elaboraram esta prova.

  8. galdino neto disse:

    Olha, não quero muito me meter nessa questão de concurso da PM, mas como sou concurseiro, e pode acontecer em qualquer concurso que estou prestando, vai aqui um posicianamento humilde:
    Acho bom suspender (não anular) o concurso para investigar. Diante de tantas representações à imprensa, nenhum governo deveria ficar inerte, sob o desejo de mostrar para a sociedade que todos os seus subordinados agem “certinhos”. Te que ter a coragem de suspender. Se não apurar nada, retome o concurso. É claro que os organizadores jamais dirão que existiram falhas. E quem acusar, que prove. Na seara criminal o ônus da prova cabe a quem acusa. Se há elementos suficientes para o pedido de suspensão, e, se for o caso, de anulação do concurso, que seja feito. Em outro caso, que dê prosseguimento. O que não pode é os candidatos do bem, aqueles que estudam, aqueles que querem um futuro para o país, acharem que os organizadores do concurso têm poder de decisão. Cisneiros não pode afirmar categoricamente que não houve fraude, assim como ninguém pode dizer que Cisneiros está errado. Tudo deve ser decidido numa instância independente da seara administrativa. Alguém já respresentou no Ministério Público? A PM de Pernambuco tem a chance nas mãos de provar à soceidade que é íntegra, através da coragem de abrir as portas para a sociedade acerca dos seus processos seletivos. Veja o que fez a Justiça Federal em relação à PRF: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/11/25/defensoria-publica-da-uniao-consegue-suspensao-do-concurso-da-policia-rodoviaria-914914344.asp

    Não estou antecipando valores. Apenas sugiro que a PM ( Governo de PE) tenha coragem de enfrentar coom zelo essa questão. Se as acusações forem falsas, que abra o espaço para que elas sejam provadas, ou reprovadas, em Juízo.

    O Governo de Pernambuco, respresentado pela PM,precisa fazer algo semelhante, precisa acabar com a angústia de muitos candidatos e provar para o povo que é uma instituição digna. Suspender não é anular. Espero que seja encontrada uma saída. Será que estamos confundindo concurso público com comércio??? O que é ser servidor público? O que é servir a sociedade?
    Paz e bem

  9. Ricardo disse:

    Dizer que uma questão dessa está correta:
    Acerca do princípio da inviolabilidade domiciliar, é correto afirmar que:

    B) a “casa” é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo por determinação judicial, em caso de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro durante o dia.

    Nesta questão muitas pessoas que não estudaram assinalaram ela e terminaram acertando de acordo com o gabarito divulgado pela UPENET, fico muito horrorizado com tanta gente dizendo que este concurso não deve ser anulado. Isso é uma falta de respeito para com todos os candidatos que estudaram.

  10. Cintia A Q disse:

    Concordo plenamente com todos que querem a anulação da prova da PM PM, eu fiz e foi muito decepcionante, a forma que a comissão elaborou as questoes :( , na escola onde fiz a prova não foi passado o detector de metal nas mulheres achei um absurdo, fora varias mulheres q entraram com cada bolsa que pareciam mas que iam a feira… rsrs absurdo. Não podemos aceita q os fraudulentos ocupem nossa vaga!!! E para as pessoas q não querem a anulação das provas, concerteza é pq não fez uma prova honesta, disso eu não tenho dúvida!!

  11. Socorro "Santa Cruz" disse:

    É uma vergonha para o nosso estado um concurso com tantas provas de fraudes,não ser anulado!!!!
    O correto seria apurar os fatos,e refazer uma nova prova objetiva.
    O que querem mais?
    Uma testemunha já relatou que teve meios de comprar o gabarito,e que chegou até a ve-lo!!!
    Para usar da justica o correto seria a anulacão.

  12. galdino neto disse:

    Colega Ricardo, concordo plenamente com você, como pode a organizadora dizer que uma questão dessas está certa? A Constituição, como você sabe, no artigo 5°, Inciso XI, diz “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL”. Não se precisa de determinação judicial para efetuar uma prisão em flagrante delito nem para prestar socorro e a autorização constitucional de adentrar em domicílio para prestar socorro não restringe-se ao dia, é até ilógico, e se alguém precisar de socorro à noite? a questão está toda bagunçada. Mas você pode pedir a anulação da questão, conforme prazo estabelecido no edital, acho que já expirou, geralmente é de até dois dias após o certame.

  13. mirelly disse:

    RICARDO VC TEM TODA RAZÃO INERENRE A ESSA QUESTÃO, MAS NAO FOI SÓ ESSE ABSURDO. VEJA ESSA TAMBÉM.

    “Há menas coisa para comprar hoje do que na semana passada”.
    O vocábulo menos é invariável, sendo, portanto, considerada inadequada à norma padrão a
    seguinte construção: “Há menas coisa para …”.
    II. “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais”.
    A vírgula foi utilizada para separar elementos que exercem a mesma função sintática.
    III. “À sua volta, tudo lhe parece chorar: as árvores, o capim, os insetos”.
    Os dois-pontos foram empregados para anunciar uma enumeração explicativa.
    IV. “Só um ou outro menino usava sapatos; a maioria, de tamanco ou descalça”.
    Na frase acima e na frase “Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro”,
    as expressões um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronomes adjetivos, exigem
    normalmente o verbo no singular.

    ESTA QUESTÃO TAMBÉM É UMA VERGONHA E NO ENTANTO A BANCA CONSIDERA CERTA. MAS SOMENTE PARA ELA, POIS JÁ ESTUDO GRAMATICA HÁ ALGUM TEMPO E ESTÁ 100% ERRADA.

  14. mirelly disse:

    RICARDO VC TEM TODA RAZÃO INERENTE A ESSA QUESTÃO, MAS NAO FOI SÓ ESSE ABSURDO. VEJA ESSA TAMBÉM.

    “Há menas coisa para comprar hoje do que na semana passada”.
    O vocábulo menos é invariável, sendo, portanto, considerada inadequada à norma padrão a
    seguinte construção: “Há menas coisa para …”.
    II. “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais”.
    A vírgula foi utilizada para separar elementos que exercem a mesma função sintática.
    III. “À sua volta, tudo lhe parece chorar: as árvores, o capim, os insetos”.
    Os dois-pontos foram empregados para anunciar uma enumeração explicativa.
    IV. “Só um ou outro menino usava sapatos; a maioria, de tamanco ou descalça”.
    Na frase acima e na frase “Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro”,
    as expressões um ou outro e nem um nem outro, empregadas como pronomes adjetivos, exigem
    normalmente o verbo no singular.

    ESTA QUESTÃO TAMBÉM É UMA VERGONHA E NO ENTANTO A BANCA CONSIDERA CERTA. MAS SOMENTE PARA ELA, POIS JÁ ESTUDO GRAMATICA HÁ ALGUM TEMPO E ESTÁ 100% ERRADA.

  15. Huddá Castelionni disse:

    Caros amigos todos nós que prestamos esse concurso sabemos da total desorganizaçao da banca, mais é lógico e evidente que a UPE nem o estado irao anular esa vergonha presenciada pelos presentes, o fato é que mesmo que seja descoberto as fraudes concerteza elas serao acobertadas colocadas embaixo do tapete, pois um novo concurso vai gerar um gasto enorme e para o governo a formaçao desses novos soldados antes das eleiçoes seria o carro chefe da sua campanha eleitoral ” 6.500 NOVOS POLICIAIS NO ESTADO PARA MELHORAR SEGURANÇA DA POPULAÇAO ” seria uma campanha e tanta, mais cabe a nos jovens negarmos esse tipo de administraçao publica nas proximas eleiçoes, devemos dizer NAO a quem diz SIM a corrupçao.

  16. Fernanda disse:

    POUCA VERGONHA é a palavra certa pra tudo isso…
    Questões erradas
    respostas erradas
    Fiscais errados
    quer mais???
    ANULAÇÃOOO DA PROVAAAA

  17. suzana disse:

    que coisa feia prova mal oganizada cheia de frade tem que anular tanto dinheiro cheio de roubo ,que vergonho hem.

  18. SUZANA M.SANTOS disse:

    QUE VERGONHA UM CONCORSO TAO CARO, COM MUITA FRADE TEM QUE SER ANULADO ESTE PAIS PRECISA MAS DE RESPEITO PELAS PESSOAS.

  19. LEAL disse:

    Concordo plenamente com todos os colegas, foi um negocio muito desorganizado mesmo o edital fala que a CNH não seria documento de identificação, e eu mesmo presenciei varias pessoas entrando nas salas com a CNH, pois como o Huddá Castelionni fala ele está certo, devemos saber que nós estamos num país onde as leis só incrimina e puni os probres, elas não servem para quem tem dinheiro. ANULAÇÃO SERIA O MAIS CERTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. jane disse:

    O QUE QUEREMOS SABER AGORA É A POSIÇÃO DO GOVERNADOR DO ESTADO( EDUARDO CAMPOS).
    SERÁ QUE O MESMO CONTINUARÁ IMPARCIAL NESTE ABSURDO Q ESTÁ ACONTECENDO?
    SERÁ QUE A POLICIA IRÁ FICAR DESMORALIZADA?
    SERÁ Q TODOS NAO VÊEM QUE A FRAUDE ESTÁ CLARA?
    EU COMO PERNAMBUCANA FICO ENVERGONHADA COM TANTA DESMORALIZAÇÃO EM NOSSO ESTADO. ESTÁ MAIS QUE COMPROVADO QUE A CORRUPÇÃO REINOU NA REALIZAÇÃO DESTE CONCURSO?

    MAS GOVERNADOR NO ANO VINDOURO TERÁ ELEIÇÕES E VC SENTIRÁ NAS URNAS O RESULTADO DESTA SUA IMPARCIALIDADE NESTE CASO DESMORALIZANTE.
    VIRÁ A INSATISFAÇÃO DE MILHARES DE INDIVIDUOS QUE ESTÃO VENDO SEUS DIREITOS VIOLADOS COM TAL ACONTECIMENTO

    AGUARDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. galdino neto disse:

    No Brasil, fraude em concursos virou uma praga. Pululam as notícias ede fraudes em concursos por todo o país. O lado ruim, é que alguns candidatos não tomam jeito mesmo. O lado bom, é que se as fraudes estão sendo escancaradas para a sociedade, é por que as pessoas de bem estão denunciando mesmo e o Ministério Público não está perdoando. Fico imaginando, no passado, quando tudo era feito à caladas, sem divulgação. Quantos candidatos estão trabalhando (trabalhando, será?) e órgãos públicos sem merecer estar lá? A imprensa não para de divulgar. Vejam alguns exemplos fresquinhos:
    Justiça suspende concurso da PRF, no link http://www.expressodanoticia.com.br/index.php?pagid=VFBjvml&id=95&tipo=2M5Tw&esq=VFBjvml&id_mat=9880

    Seleção do MPOG é suspensa por liminar, no link http://www.dzai.com.br/papodeconcurseiro/blog/papodeconcurseiro?tv_pos_id=49475

    Provas de concurso em Mato Grosso são canceladas, link http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=360306

    Este da PM já saiu no O Globo, em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/11/23/dez-sao-detidos-suspeitos-de-tentar-fraudar-concurso-da-pm-em-pernambuco-914897051.asp
    Lembrando que o Carlos Britto publicou em primeira mão, a primeira notícia acerca do fato li aqui no blog, é importante deixar isso registrado.

    Os vestibulares não ficam de fora, vejam a suspeita de fraude no Pará no link http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1393725-5604,00-UFPA+ANULA+QUESTOES+DE+GEOGRAFIA+DO+VESTIBULAR+POR+SUSPEITA+DE+FRAUDE.html

    Vereador denuncia fraude em concurso http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=politica&cod=5783

    Universidade do Estado de Santa Catarina anula concurso http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a2723869.htm

    Concurso do TRE-SC será investigado pelo Ministério Público Federal,
    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a2722329.htm

    Promotor pede anulação de concurso da Polícia Civil no Pará, http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=69162

    Tem mais… Não quero ocupar demais este meu espaço que é cedido no blog. Apenas quis divulgar as publicações em sites idôneos, para termos ideia da praga que se tornou as fraudes em concursos públicos. A fraude não é fato novo. Elas apenas estão vindo à tona, devido à coragem de candidatos, ao esclarecimento da população, o acesso às informações via internet, à imprensa, aos blogs, como esse de Carlos Britto, que permite que as pessoas tornem público as “denúncias de irregularidades”, à atuação do Ministério Público. Hoje, espero que eu esteja certo, as coisas estão ficando difíceis para o fraudador. Mas por quê será que eles não desistem? Impunidade? Falta de previsão legal de punições mais severas? As perguntas estão no ar…

    Algumas dicas do que fazer em caso de irregularidades em concurso, no link http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1369708-9654,00-VEJA+O+QUE+FAZER+SE+HOUVER+IRREGULARIDADES+DURANTE+A+PROVA+DO+CONCURSO.html

  22. mirelly disse:

    galdino neto aqui deixo meu questionamento.
    vc pôs uma relação de sites com provas anuladas por fraudes e outras apenas por suspeita e porque as autoridades competentes nao tomam alguma atitude inerente ao concurso da policia militar de pernambuco?

    Está mais que evidente que houve fraude e ningúem toma providência. o governador simplismente deixa tudo a critério da banca que agiu com muita irresponsabilidade na realização das provas.
    Está claro e óbvio que a banca nao terá nenhum interesse em anulá-lo, pois ela terá prejuízo com isso.

  23. LEAL disse:

    Boa noite? alguem pode me passar alguma informação sobre o concurso, já está com 3 dias que não saiu mais nenhuma informação, preciso saber alguma coisa alguem pode me informar.

  24. Claudemir disse:

    Amigos. Concordo com todos vocês que querem a anulação da prova. Mesmo sendo classificado de maneria honesta, acho uma vergonha, um absurdo essa prova. A UPE me decepcionou!!! Me falta palavras pra descrever minha indignação. Tantos erros e eles ainda dizem que não há motivo pra anulação. Ptz!!!! O que é isso!!! Isso é uma palhaçada uma vergonha.

  25. ADRIANA disse:

    ESTOU DECEPCIONADA, VIAJEI HORAS, ESTUDEI MESES,PARA VIR FAZER ESSA PROVA, E SER ESSA VERGONHA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários