A Agenda Compartilhada – ação institucional da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que promove o fortalecimento do diálogo entre o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, com membros da instituição por todo o Estado – encerrou seu ciclo de visitas 2023 ao Interior pernambucano com encontros em Salgueiro (Sertão Central) e Serra Talhada (Pajeú), no final de agosto.
As atividades consistem no conhecimento por parte da equipe do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) de demandas específicas de cada circunscrição, bem como a divulgação dos planos e medidas da atual gestão.
Além da escuta ativa, a Agenda Compartilhada também promove oficinas com temas escolhidos pelas Circunscrições Ministeriais, a partir da problemática que leva a sociedade a buscar o MPPE. Alinhadas ao Planejamento Estratégico institucional, as oficinas são realizadas com o apoio da Escola Superior (ESMP), do Núcleo de Articulação Interna (NAI) e dos Centros de Apoio Operacional (CAOs).
“Aqui, em duas Circunscrições importantes do Sertão, finalizamos a Agenda Compartilhada no Interior do Estado. Têm sido encontros muito proveitosos, que nos fazem entender, por uma conversa franca e direta com nossos membros, quais as dificuldades que passam, assim como o que sugerem para que encontremos soluções a contento. Já conseguimos solucionar algumas demandas que nos foram trazidas e estamos trabalhando em algumas mais complexas”, avaliou o procurador-geral Marcos Carvalho. “Para o Sertão, sabemos que a previsão climática para o próximo período é de uma grande estiagem, devido ao fenômeno El Niño, que agrava a falta de chuvas. Assim, vamos alinhar medidas de combate à insegurança alimentar que minimizem as adversidades que a população local vive”, completou.