Uma campanha de mobilização para aumentar a vacinação em todas as faixas etárias foi lançada ontem (13) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). ‘Vacina em dia’ é o convite feito pelas peças publicitárias que serão veiculadas pelo site, redes sociais, TV, rádio e listas internas do MPPE ao longo de um mês. A ideia é estimular a sociedade pernambucana a atender a convocação que vem sendo feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a prevenção de doenças.
“Pernambuco, assim como o país, melhorou a cobertura vacinal em 2023, mas está aquém do ideal esperado para uma imunização em massa contra doenças que matam ou deixam sequelas. Essa campanha é voltada para a sociedade e para todo o corpo funcional do Ministério Público”, explicou o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho. Plataforma do Ministério da Saúde aponta imunização de 60% a 90% na primeira infância. Ter 100% com a caderneta e dia em todos os territórios tem sido um desafio.
A campanha vem se somar à Recomendação PGJ nº1/2024, feita em 16 de abril último, para que as promotorias trabalhem em cada município observando se o gestor do SUS adota providências para ampla cobertura vacinal. Dentre as ações a verificar, estão a estratégia de busca ativa de vacináveis, oferta fácil da vacina e em horários estendidos, capacitação de servidores, criação de dia D de mobilização e ações pela adesão à imunização das populações mais vulneráveis.
Todas as faixas etárias estão contempladas na mobilização do MPPE (bebês, crianças em idade escolar, homens e mulheres adultas, além dos idosos). Os cartazes informam que “a saúde de toda a população precisa ser protegida. Uma das principais formas de exercer este cuidado é manter sua vacinação em dia”. E apontam que a “a vacina é um ato de proteção para você e para o coletivo”, convidando o público a levar sua caderneta de vacina ao posto de saúde mais próximo para atualizar as doses de proteção. “Este é um ato de cuidado e cidadania”, reforça a campanha.
Campanha nótavel. Mas os postos de saúde, como eu visitei na última semana, encerra o expediente as 11h da manhã. Então muitas vezes dificultam o acesso das pessoas que almejam cobertura vacinal e disponibilizam de um horário especifico para tal. Estive no da Vila Mocó, Vila Eduardo e Areia Branca, no período de uma semana todos já haviam encerrado o expediente da manhã as 11H