Os 40 anos do primeiro ato público em favor do restabelecimento das eleições diretas para presidente do Brasil, que ocorreu na Praça da Bandeira, em Abreu e Lima (PE), no dia 31 de março de 1983 – semente do Movimento “Diretas Já” -, serão lembrados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Organizado pelo Núcleo de Patrimônio Cultural (NPC) do MPPE, o evento será realizado no próximo dia 31, às 10h, no Memorial da Democracia, no bairro de Casa Amarela, Recife.
A programação em comemoração à data histórica tem o apoio do governo do Estado; Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); e Ordem dos Advogados do Brasil(OAB)/Seccional Pernambuco.
“O que aconteceu em 31 de março de 1983 em Abreu e Lima, Pernambuco, foi um ato pioneiro, que revelou muita coragem e espírito cívico, mas que, infelizmente, ainda é desconhecido da maioria da sociedade. Hoje, mais do que nunca, é importante jogarmos luzes nessa data, dada a sua relevância histórica para o país, ajudando no restabelecimento da ordem democrática, após mais de 20 anos de autoritarismo“, destacou o coordenador do Núcleo de Patrimônio Cultural do MPPE, o Promotor de Justiça José Soares.