Um recomendação conjunta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) das promotorias de 15 municípios dos Sertões de Itaparica, Central, do Moxotó e do Pajeú – que integram a 14ª circunscrição ministerial – está solicitando das secretarias de Saúde de cada um deles que respeitem a ordem de prioridade da vacinação contra a Covid-19 entre os grupos determinados nesse primeiro momento.
O órgão fiscalizador quer, entre outras coisas, que os critérios estabelecidos para os grupos prioritários sejam rigorosamente observados. O MPPE também pede o remanejamento das doses de outras classes prioritárias para os idosos, enquanto não for atingida uma cobertura vacinal de 95% desse público, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outro item recomendado é que os profissionais de saúde que não atuam diretamente com pacientes não sejam incluídos na fase atual de imunização. A íntegra do documento do MPPE pode ser acessada pelo link.
Aqui em Petrolina não está sendo diferente. Já apareceu todo tipo vacinado menos as prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde. Parou em 63 e os demais idosos podem morrer. Deve ser isso. Aí vacina outras que não estão no cronograma. Mas esse é o nosso País. Infelizmente!