Com o intuito de garantir a segurança e a organização dos eventos previstos para acontecerem no São João de Petrolina deste ano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 3ª e 4ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania, organizou reuniões com representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do grupamento do Corpo de Bombeiros que atua na região e do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A primeira reunião ocorreu no dia 4 de maio e debateu medidas referentes ao Procedimento Administrativo 01879.000.327/2023, instaurado para acompanhar o planejamento das festividades juninas de Petrolina.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Costa, que apresentou as ações que o município pretende seguir, a gestão manterá a mesma organização adotada no ano de 2022, atuando em conjunto com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Na reunião foram debatidos diversos pontos referentes à organização pública para as programações de São João de Petrolina, como a disposição de banheiros públicos e a disponibilização de postos médicos e ambulâncias nos locais indicados, que devem se manter como no ano anterior.
Alguns outros termos, como os horários previstos para os eventos, devem ser definidos em uma próxima reunião prevista para o dia 17 de maio – data limite para que a empresa contratada para realizar as festividades, a ‘Máquina Entretenimento’, providencie o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O MPPE já requisitou à empresa entregar cópia do Protocolo de Projeto até 15 de maio.
Para garantir que o acesso e circulação de veículos ocorra tranquilamente, o representante da AMMPLA se comprometeu a encaminhar para a 3ª Promotoria de Justiça o Projeto Urbanístico e de Trânsito relativo à Operação ‘São João 2023’. Com relação à proteção da saúde dos cidadãos, ficou acordado que sejam convidados para a próxima reunião a Vigilância Sanitária municipal, o Samu e a 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (que vai abordar a atuação do Conselho Tutelar nas festividades). As informações são do MPPE.
Para o conforto e segurança da população que o evento do São João volte para seu espaço anterior que é o espaço perto do aeroporto. É um absurdo a prefeitura dizer que no espaço do antigo SEAPE seja o ideal.
Pensei que era a CODEVASF que iria regular essa festa……………
O AXÉ do SIMÃO.
E a segurança nos outros dias do ano Simão??? O de está?? Que a ampla organize tão bem o trânsito do são João qto ela organiza trânsito p escola particular, com viaturas e policiais exclusivos, quanto também os policiais que eram p organizar trânsito ficam zapeando e o resto que se dane.