O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação para a Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) proceder com uma fiscalização educativa nos empreendimentos de Petrolina. O objetivo é cumprir a legislação que prevê a reserva de vagas em estacionamentos de estabelecimentos públicos e privados a pessoas idosas e com dificuldade de locomoção.
O órgão deve conferir se a lei está sendo seguida pelos estabelecimentos, e se os mesmos estão de acordo com as percentagens e delimitações previstas. A AMMPLA também deve promover fiscalização educativa no que se refere aos motoristas e motociclistas, averiguando se estão respeitando as vagas em estacionamentos públicos e privados, exibindo credencial emitida por órgão ou entidade executiva de trânsito do Município.
Com base nesses dados, a Autarquia deve elaborar, no prazo de 60 dias, relatório da fiscalização educativa realizada. O parecer deve indicar quais estabelecimentos não dispõem de reserva de vaga em estacionamento, e quais não estão cumprindo as percentagens e delimitações das legislações. Além disso, deve informar a quantidade de usuários que desrespeitaram a sinalização de vaga reservada no período da fiscalização.
Assinada pela promotora Rosane Moreira Cavalcanti, da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, a recomendação foi publicada ontem (28) no Diário Oficial eletrônico do MPPE.