Com o objetivo de debater os desafios na implementação Rede Interestadual de Saúde do Vale Médio São Francisco, que abrange municípios dos Estados de Pernambuco e Bahia (Rede PEBA), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará uma audiência pública no dia 13 de junho, às 8h, no auditório do Sesc de Petrolina.
A audiência será presidida pela 3ª promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, na curadoria na Defesa da Saúde, Ana Rúbia Torres. Interessados em manifestar-se sobre o tema deverão se inscrever no dia da audiência até as 9h.
Com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a Rede PEBA reorganiza a assistência à saúde na região do Médio São Francisco, com o objetivo de eliminar as barreiras geográficas e garantir acessos aos serviços de saúde para os moradores locais. A divisão de responsabilidades possibilita focar na qualidade do atendimento, concentrando recursos físicos e humanos. Há também uma central de regulação de leitos, com profissionais de ambos os estados, que coordenam os demais complexos da rede, referenciando pacientes para leitos no Dom Malan (HDM)/Imip, Hospital Universitário (HU) e Regional de Juazeiro-BA (HRJ), além de unidades conveniadas ao SUS.
Iniciada em 2009, a Rede PEBA beneficia moradores de 55 municípios de ambos os estados. A iniciativa é pioneira no País, e só foi possível por meio do pacto firmado entre o Ministério da Saúde, secretarias de Saúde de Pernambuco e da Bahia e prefeituras da região.
Essa tal rede PEBA nada mais é o poder público se eximindo de investir em saúde na região. Se a rede hospitalar de Petrolina atende precariamente o cidadão petrolinense, como vai atender outras cidades? A mesma coisa acontece com Juazeiro. Isso é querer enrolar a população. Na verdade os governos estaduais, e também o federal, não querem é construir hospital na cidade, e inventaram esse “embromecion”!!! Governador, como pode uma grande cidade como Petrolina não ter um hospital regional? É a única grande cidade do Nordeste que não o tem!