MPT entra com ação contra empresa que faz revistas íntimas nos funcionários em Petrolina

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2009 às 18:01

Por continuar realizando revistas íntimas em seus funcionários, descumprindo a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Ministério Público do Trabalho em Petrolina entrou com uma ação de execução do TAC contra a empresa Magazine Pérola, localizada no River Shopping.

A prática de revistar funcionários no qual haja qualquer tipo de contato físico e/ou exposição de partes do corpo ou objetos pessoais, desrespeita os princípios constitucionais da inviolabilidade da intimidade e da honra  e da presunção de inocência. A multa pelo descumprimento está calculada em R$ 2,3 milhões.

A denúncia, de acordo com o procurador Leonardo Mendonça, foi formulada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina, sob a alegação de prática de diversas irregularidades trabalhistas praticadas pelo estabelecimento comercial. “Após abertura de inquérito e confirmadas as irregularidades, a empresa se comprometeu a não mais realizar a revista íntima. No entanto, em inspeção realizada com o Ministério do Trabalho e Emprego foi constatada a novamente a prática de revista em bolsas e pertences dos funcionários ao sair ou ao entrar na loja. Inclusive fotografamos o ato”.

Ao se comprometer, o TAC estabeleceu multa mensal pelo descumprimento calculada em R$ 1 mil por cada trabalhador prejudicado, sendo reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A empresa tem atualmente 164 funcionários, verificado pelos dados obtidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

MPT entra com ação contra empresa que faz revistas íntimas nos funcionários em Petrolina

  1. Francisco disse:

    Que isso sirva de encorajamento para que outras vítimas desse abuso por parte desse tipo de comerciante os denunciem.

  2. o cara disse:

    esta prática é comum também na gg pronta entrega ……
    se fizer mais fiscalização em lojas em juazeiro e petrolina vai achar muitas inregularidade

  3. De Olho disse:

    Humilhação de funcionários=Perda de clientes.
    Eu pelo menos não ando nem lá, a partir de agora.

  4. David nomero De Macedo disse:

    EM QUEM PODE CONFIAR??????ESSE É O RESULTADO DA DESONESTIDADE , A DESCONFIAÇA.

  5. tabareo disse:

    Os bancos não revistão quando agente vai entrar
    E daí?????????
    só banco tem direito????

  6. Cauã Bacelar disse:

    Ô Tabareo…

    Tuh ia gostar de um cara enorme te apalpando na saida do trabalho estressante..e o banco naum te toca naum!!!

  7. marcos disse:

    nunca fui revisatado em um banco.

  8. Osvaldo disse:

    Revista de sacos é intimo ? E controle de metais nos aeroportos ?…

  9. juvino disse:

    Esta de parabens o site por divulgar a noticia como o MPT pela iniciativa em ingressar com a açãõ. Poucas pessoas tem conhecimento do sofrimento pelo que passa os funcionarios da PEROLA MAGAZINE, OTICAS PEROLA, PIZZARIA VELHO CHICO E PIZZA PUNTO, gerido e administrado pelo Sr. Evônio. Não é de hoje que nós consumidores, pagamos os 10% nas pizzarias dele e tais valores nao são repassados aos garçons e funcionarios, apropriando-se dos valores em proveito dos custos das empresas, tendo os miseros funcionarios que buscarem auxilio e amparo na Justiça do Trabalho nesta cidade. E o que não dizer também das inumeras ações trabalhistas da Perola, discutindo as comissões pagas por fora ou não recebidas, bem como as atitudes vexatórias e humilhantes passadas pelos funcionários desta empresa. Nada mais natural que de vez em quando vemos o semblante dos funcionários meio triste ou muitas vezes chateados, o que justifica inclusive o mal atendimento por parte deles, pois dificil sorrir quando suas condições de trabalho sejam dia a dia pior. Devemos exaltar a atitude do DR. LEONARDO OSÓRIO, não só por esta ação mas diversas outras interpostas contra empresas da região que teimam em enriquecer-se as custas do trabalho dos seus obreiros, retirando dos mesmos seus direitos trabalhistas. Deixará o Dr Leoonardo Osorio saudade, mas esperamos que o novo Procurador que o substituira, venha com o mesmo espirito guerreiro e de justiça, nao no sentido de punir as empresas, mas sim de tentar organizar o maximo possivel as condições de trabalho em Petrolina.

  10. Ex disse:

    Justiça seja feita!! a Justiça falha mas não tarda!!!

    espero q sejam punidos realmente…

  11. EX disse:

    Que a justiça continue sendo feita, e que a fiscalização apareça nessas redes de lojas mais vezes para pautar-se das humilhações e constragimentos que os funcionarios daquela lojam passam. Estamos no seculo XXI e não existe mais essa forma de autoritarismo, “escravid㔑 que os funcionários desta rede de lojas sao obrigadas a passar…

    Reforço ainda mais, a fiscalização deve reforçar , pois, além disso ocorre mais fatos que ficam ocultos na empresa, e todos tem medo de se pronunciar…

    Essa empresa impõe MEDO E ANGÚSTIA a seus funcionários.

    E ainda me pergunto…

    Como uma rede de empresas imensamente estruturadas se propõe a esse papel ridiculo?!

  12. trabalho no shopping disse:

    a revista e feita nao so pelo magazine mas sim por bom preço marisa c e a e outros estabelecimentos em petrolina e juazeiro a desonestidade força que isso aconteça o propio magazine quando inagurou sofreu com muitos furtos internos !!!

  13. eeu. disse:

    Isso é o minimo que acontece la, sei de coisas bem piores, LOJA medíocre, espero que vaa a falência!!!

  14. não tenho nada a ver, mas... disse:

    ALÉM DOS ABUSOS JÁ CITADOS ACIMA, GOSTARIA DE REGISTRAR A INSATISFAÇÃO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS COM RELAÇÃO AO BEBEDOURO DA EMPRESA A ÀGUA É DE PÉSSIMA QUALIDADE O EQUIPAMENTO É ANTIGO E OS FUNCIONÁRIOS NÃO PODEM SE QUER ENTRAR COM UMA GARRAFA DE ÀGUA MINERAL, PORQUE A EMPRESA NÃO PERMITE, SE NÃO PERMITE PELO MENOS DÊ CONDIÇÃO DE TRABALHO HUMANO E NÃO ANIMAL, O SINDICATO DEVERIA TAMBÉM OBSERVAR O HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA, A EMPRESA NÃO ACEITA CHEGAR UM MINUTO ATRASADO QUE É CORTADO O PONTO, AGORA NA HORA DE SAIR SEMPRE PASSA VÁRIOS MINUTOS E NUNCA É PAGO HORAS EXTRAS.

  15. EX - FUNCIONÁRIO disse:

    QUASE TUDOS OS COMENTARIOS SÃO MENTIROSOS, FUI FUNCIONÁRIO DESTA EMPRESA E NUNCA VI ESTE REGIME ESCRAVO QUE TANTO FALAM. É PORQUE A MAIORIA DOS PETROLINESES NÃO GOSTAM DE TRABALHAR E FICAM FAZENDO COMENTARIOS MENTIROSOS. A REVISTA INTIMA QUE FALAM, O FUNCIONÁRIO ABRIA A BOLSA E O FISCAL OLHAVA SOMENTE! NUNCA UM FUNCIONÁRIO FOI TOCADO.

  16. ATUAL FUNCIONÁRIA disse:

    SOU FUNCIONÁRIA E GOSTO MUITO DA EMPRESA, NUNCA FUI MAL TRATADA, É UMA EMPRESA QUE DÁ MUITA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, NUNCA RECEBI SALARIO, DÉCIMO, NEM FÉRIAS ATRASADA, SEMPRE EM DIA. E HOJE O UNICO MOTIVO DE QUERER SER DEMITIDA É QUE ESTOU PRECISANDO DO DINHEIRO DA MINHA DEMISSÃO.

  17. VERDADE disse:

    TUDO QUE ESTA SENDO COMENTADO E VERDADE INUMEROS SAO OS ABUSOS COMETIDOS PELO PEROLA E AGREGADOS REDE PUNTO MULTA NELES…………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários