A prefeitura de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, iniciou esta semana mais um projeto que pretende gerar emprego e renda para as mulheres do município. Trata-se da implantação de hortas comunitárias orgânicas.
O projeto, que está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, foi desenvolvido através de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que forneceu os kits de irrigação.
De acordo com a secretária da Mulher, Irenice Nunes, a ideia é garantir geração de renda para as beneficárias. “Nosso objetivo é levar uma atividade rentável às mulheres além de desenvolver a segurança alimentar e a economia sustentável em Cabrobó”, garante.
Irenice informa ainda que, neste primeiro momento, foram entregues os kits às mulheres indígenas da Ilha de Assunção, na zona rural do município, onde foi implantada a primeira horta. Mas, de acordo com a secretária, a previsão é que, em breve, o projeto seja estendido às mulheres da área urbana, beneficiando cerca de cinquenta famílias.