Mulheres quilombolas de Juazeiro são beneficiadas com atendimento odontológico

por Carlos Britto // 27 de julho de 2023 às 10:32

Foto: Edinázio Dias/Ascom PMJ

Uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e de Saúde (Sesau), garantiu nesta semana atendimento odontológico para o Quilombo do Alagadiço. A ação integra a programação do ‘Julho das Pretas’, mês voltado ao fortalecimento da ação política e coletiva das mulheres afrodescendentes. Participaram da programação, organizada pela Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da SEDES – além do Alagadiço – mulheres de vários quilombos do município como Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas.

Dona Gildete dos Santos Oliveira é da comunidade de Barrinha da Conceição e foi em busca do atendimento odontológico para fazer uma extração. “Estou achando ótimo. Queria uma ação dessa toda semana“, disse a quilombola.

Tamires Félix é da comunidade do Rodeadouro e também aguardava o atendimento odontológico. Ela já havia participado, no último domingo (23), de um curso de salgados, que também integrou a programação. “Estou achando uma maravilha, muitas oportunidades. Estive aqui também no domingo no curso de salgados e adorei. Um momento que estimula a renda das mulheres, um momento muito bom, muito agradável“, afirmou.

A representante da comunidade quilombola de Alagadiço, Lígia Flávia, aprovou a programação organizada pela Sedes e voltada para as comunidades. “Isso é uma maravilha. As comunidades precisam dessa atenção. Esses procedimentos vindos até a gente facilitam muito a nossa vida. Os cursos que ocorreram no final de semana fazem a gente ver que o mundo não acabou em um povoado, existe um mundo lá fora muito maior do que a gente pensa. Está todo mundo muito feliz“, frisou.

Julho das Pretas

Durante o Julho das Pretas, a Gestão Suzana Ramos montou uma programação que envolve a conscientização desse público. Desde o início do mês, a SEDES vem realizando ações alusivas à campanha A programação iniciou no dia 2 de julho, com o Novenário a Santa Isabel, padroeira do Quilombo Alagadiço, que ocorreu com o apoio da Prefeitura de Juazeiro para a procissão. No sábado e domingo, dias 22 e 23, a Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da Sedes realizou no Quilombo Alagadiço, cursos gratuitos de empreendedorismo como fabricação de salgados diversos, sequilhos, sandálias personalizadas e tranças e turbantes.

Nesta quinta-feira (28), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães haverá apresentação da peça teatral ‘Liberdade raiou, igualdade não!’, de Devilles Sena. A primeira apresentação foi às 10h, e a segunda acontecerá às 15h. “Pensamos em ações voltadas para estas mulheres que realmente fizessem a diferença na vida delas. Acredito que o nosso objetivo foi atingido“, explicou a supervisora de Igualdade Racial e Religiosidade da SEDES, Lenimary Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários