No município mais ‘dilmista’ do Brasil, a fidelidade à presidente da República resiste à repercussão negativa dos protestos irradiados pelo país. É assim em Calumbi, cidade do sertão de Pernambuco que em 2010 deu 96,5% dos votos para a candidata do PT no segundo turno e ganhou fama por registrar a maior vitória proporcional contra José Serra (PSDB): recebeu 4.142 votos contra apenas 150 do tucano.
Calumbi não é só pequena. É pobre e também vive uma crise de autoridade. Tem cerca de 5,6 mil habitantes. O prefeito, Erivaldo José da Silva (PSB), está no cargo sob liminar porque teve o diploma cassado pela Justiça Eleitoral, acusado de cometer abuso de poder econômico e de uso pessoal da máquina pública.
A população aguarda o julgamento dos recursos no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE). Parte das bandeiras do protesto calumbiense foi direcionada ao prefeito.
Mas apesar da fidelidade à Dilma, o município também protesta. A mobilização de Calumbi começou a ganhar corpo entre amigos que fazem parte do grupo jovem da Igreja Católica. O protesto conseguiu arregimentar cerca de 60 pessoas. E isso só foi possível com a ajuda das redes sociais. (De Agência)
Minha linda Calumbi, que coisa linda enfim acordando. Coisa linda é ver o levante do povo lutando pelos seus direitos…