Os municípios da região norte da Bahia abastecidos pela Adutora Caraíba podem ter redução da tarifa de água. Há algum tempo, as famílias de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Andorinha, Jaguarari e Monte Santo que dependem diretamente do fornecimento da adutora para desenvolver atividades econômicas e, em alguns casos, até o consumo humano, cobram uma solução em relação ao aumento da tarifa.
Para tentar resolver o assunto, o deputado Zó (PCdoB) esteve reunido o com o vice-governador do estado, João Leão. Acompanhado do vereador de Juazeiro, Agnaldo Meira (PCdoB), e de representantes dos produtores da região, o deputado explanou mais uma vez a situação dos moradores.
A Mineração Caraíba, por meio da adutora, bombeia água do Rio São Francisco para a exploração de minérios. De toda água captada, 30% são destinados para a mineração, 50% direcionados para os produtores e 20% abastecem parte das cinco cidades, sendo que Monte Santo é abastecida com ajuda de carro-pipa.
De acordo com João Leão, nesta quinta-feira (7) uma visita à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) será feita com o objetivo de solicitar uma tarifa diferenciada aos produtores e famílias que usam a água da mineração. Em outras áreas do Vale do São Francisco a tarifa diferenciada já acontece e sai mais barato para a comunidade.
Distrito de irrigação
Outro pedido endossado por Zó foi a criação de um distrito de irrigação da adutora. “São aproximadamente 100 mil pessoas dependentes dessa situação. Caso haja o agravamento, atividades agrícolas seriam prejudicadas, o que poderia gerar uma crise econômica na região“, pontuou o deputado. (fonte/foto: Assessoria parlamentar)