A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) realizou nesse sábado (5) um mutirão de cirurgias que beneficiou centenas de mulheres que há meses aguardavam o procedimento. A ação é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo da Bahia.
O mutirão prevê cerca de 50 cirurgias eletivas por final de semana, entre histerectomia, hernioplastia e colecistectomia, realizadas no Hospital Promatre. “Estamos com a equipe completa, estrutura organizada e muito empenho para atender bem todas essas pacientes”, destacou o cirurgião André Sampaio.
A juazeirense Maria do Carmo, de 61 anos, conseguiu ser submetida a uma cirurgia de vesícula e se sentiu aliviada. “Estou tranquila, graças a Deus. Desde o início fui muito bem atendida, inclusive lá na Secretaria de Saúde. Só tenho a agradecer”, contou. A iniciativa também beneficiou dezenas de mulheres vindas de municípios vizinhos, como Remanso e Sobradinho, que foram acolhidas com agilidade e atenção ao chegarem a Juazeiro para realizar seus procedimentos.
Além das cirurgias eletivas, este fim de semana também contou com cerca de 300 cirurgias de catarata e limpeza de lentes com YAG laser, todas voltadas ao público feminino, realizadas na Policlínica Regional. Guiomar Rodrigues, por exemplo, participou da Feira da Saúde há 15 dias, onde descobriu a necessidade de fazer a cirurgia de catarata. Ontem ela voltou para realizar o procedimento. “Acompanhei minha mãe, que também fez a cirurgia de catarata, e agora estou na espera da minha. Está sendo tudo muito rápido e ágil. Agradeço demais a toda equipe por estar cuidando da saúde das mulheres”, comentou.