A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) Alírio Brandão, em Petrolina, dá início nesta quinta-feira (1º) a um mutirão de cirurgias de catarata que beneficiará pacientes do Sertão de Pernambuco. A iniciativa, parte do Programa ‘Cuida PE’, visa a reduzir a espera na rede pública de saúde com a realização de 730 cirurgias até setembro. No primeiro dia, estão previstas 20 cirurgias, com a meta de 90 procedimentos e 40 consultas pré-operatórias até o próximo sábado (3).
O Programa Cuida PE, lançado em maio de 2023 pelo Governo de Pernambuco, tem o objetivo de ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos, consultas e exames especializados. Os pacientes a serem atendidos pelo mutirão estão cadastrados no sistema de regulação da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), e os procedimentos ocorrerão inclusive aos sábados.
“A descentralização das ações de saúde, como este mutirão, fortalece a assistência no Interior do Estado”, destaca Noemy Gomes, diretora-geral de Articulação Estratégica e responsável pelo Cuida PE.
A UPAE Petrolina orienta que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados, especialmente em caso de mudança de contato. A atualização pode ser feita pelo telefone (87) 3866-9617. Novos pacientes ingressam na unidade através de consultas agendadas pelas centrais de marcação dos municípios. “O impacto é positivo, pois facilita o acesso a um serviço de qualidade próximo das residências dos pacientes, reduzindo a necessidade de encaminhamento para outras regiões, como a capital”, afirma Ana Célia de Almeida, gerente da VIII Geres.