O Dia ‘C’ de Combate ao Câncer de Pele é uma ação realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que oferece consultas ambulatoriais gratuitas para pacientes com suspeita da doença. O mutirão acontecerá no dia 26 de novembro (sábado), das 9h às 15h, no Hospital Universitário (HU) de Petrolina.
A SBD estabeleceu o Dia ‘C’ no ano de 2012. Anualmente, o projeto atende uma média de 30 mil pessoas por todo o país. Em Petrolina, o evento vem sendo organizado pela médica dermatologista do HU, Paulyane Ramos, e contará com a colaboração de outros dermatologistas e de residentes e estudantes de medicina da Univasf. Todos trabalharão de forma voluntária.
Quem teve algum tipo de lesão ou mancha suspeita na pele deverá procurar o ambulatório do HU/Univasf no dia do mutirão para passar pela avaliação dos profissionais. Não é necessário marcar antecipadamente a consulta. “O melanoma costuma se manifestar através de manchas ou pintas, com bordas irregulares, que mudam de cor ou tamanho e que podem sangrar. Já em relação aos outros tipos câncer de pele, são sempre lesões que não cicatrizam, muito mais comuns na face. De repente, surge aquela lesão que começa a sangrar espontaneamente. Quem apresentar sinais com essas características deve procurar um médico”, explicou a dermatologista Paulyane Ramos.
Segundo ela, na maioria dos casos o procedimento cirúrgico é o tratamento mais indicado. Durante o mutirão, serão identificados pacientes que precisam passar por cirurgias as quais devem ocorrer posteriormente, no próprio HU. Os demais casos serão encaminhados para as unidades de saúde referência em oncologia.