Mutirão no José e Maria irá identificar casos de hanseníase

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2013 às 18:30

teste hanseníaseUm mutirão no bairro José e Maria, Zona Leste de Petrolina, irá diagnosticar casos de hanseníase na comunidade e nos bairros vizinhos. A iniciativa acontecerá neste sábado (9), a partir das 8h, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Saúde da Família Lia Bezerra.

O objetivo é identificar, precocemente, os casos de hanseníase na região, além de esclarecer sobre os sintomas, estágios e tratamento da doença. “Nós sabemos que Petrolina é uma área endêmica em relação à hanseníase, diante disso, a equipe de profissionais da unidade tem se preocupado em traçar estratégias para diagnosticar, tratar e prevenir os novos casos da doença”, explicou o médico Marco Túlio Pereira.

Qualquer pessoa que com lesões suspeitas deve procurar o serviço neste sábado.

A hanseníase é causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O diagnóstico consiste, principalmente, na seguinte avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. As informações são da PMP.

Mutirão no José e Maria irá identificar casos de hanseníase

  1. Marivaldo disse:

    Lembro de uma reportagem no G1 no ano passado que em uma localidade nos Estados Unidos estava ocorrendo uma grande incidência de casos de Hanseníase. Os Serviços de Saúde investigou que os moradores consumiam muito a carne de TATU, ao analisarem a carne encontraram os Bacilos de Hansen na mesma.
    Não será esse uma das causas de transmissão da doença aqui no Sertão Nordestino?
    Lembrete: “A Natureza não sabe se defender mas sabe se vingar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.