Na abertura da 24ª Fenagri e 7ª Expovale, ministros Fernando Bezerra e César Borges anunciam boas novas para região

por Carlos Britto // 16 de maio de 2013 às 12:21

[slider id=”abertura-fenagri-juazeiro”]

Com a presença dos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e César Borges (Transportes), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, abriu oficialmente na noite de ontem (15), no Complexo Multieventos da Univasf, a 24ª edição da Fenagri e a 7ª edição da Expovale.

A solenidade de abertura do evento durou mais do que o previsto. Porém os ministros justificaram os longos discursos (cada um falou por 25 minutos) com o anúncio de grandes investimentos para a região.

Fernando Bezerra assinou, ao lado do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, contrato de exploração agrícola de 10,7 mil hectares do projeto Pontal, em Petrolina, e anunciou para breve a assinatura da ordem de serviço da segunda etapa do projeto Salitre em Juazeiro, num total de 8 mil hectares.

O ministro também disse que deve lançar juntamente com a presidente Dilma Rousseff, até o próximo mês, o edital de ocupação do projeto Baixio de Irecê, com uma área de 4.700 metros quadrados. Fernando Bezerra anunciou ainda uma série de obras hídricas como o Canal do Sertão Bahia/Pernambuco, do projeto de Transposição do São Francisco.

Esforços em conjunto

Já César Borges, que foi o último a falar, disse ter uma ‘ponta de inveja’ de Fernando Bezerra pelo número de obras anunciadas , mas justificou estar somente pouco mais de 30 dias à frente da pasta. Nem por isso deixou por menos. Ele apresentou o projeto de viabilidade técnica da Ferrovia da Integração, que vai ligar o município de Parnamirim (PE) a Feira de Santana (BA), e ainda disse apoiar um projeto ousado da Prefeitura de Juazeiro de implantar um anel rodo-ferroviário, o qual prevê a construção de duas pontes entre juazeiro e Petrolina. Borges anunciou a recuperação e pavimentação de rodovias federais na região, como a BR-235, desde Sergipe até o município de Campo Alegre de Lourdes. Ressaltou ainda que o esforço dos dois ministros nordestinos podem transformar a Hidrovia do São Francisco em realidade.

Também estiveram presentes à abertura do evento o secretário nacional da irrigação, Guilherme Orair; os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Gonzaga Patriota (PSB-PE); o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho; os secretários do Governo Wagner, Eduardo Sales (Agricultura) e Nilton Vasconcelos (Trabalho, Emprego e Renda), o presidente da Câmara de Juazeiro, vereador Pedro Filho, além de representantes da Univasf, Uneb, Banco do Brasil, Banco do Nordeste – entre outras autoridades. (De Rinaldo Lima/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários