Cumprindo a Portaria Inmetro nº 369/2021, que regulamenta a verificação periódica e compulsória de etilômetros (conhecidos, popularmente, como bafômetros), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) entregou 43 novos aparelhos certificados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a prefeituras municipais. A ação fortalece a fiscalização da Lei Seca, assegurando maior confiabilidade nos resultados apresentados pelos equipamentos utilizados no combate à condução de veículos sob efeito de álcool.
Esses etilômetros, portáteis e não portáteis, são usados para medir a concentração de álcool no ar expirado pelos motoristas. De acordo com a legislação vigente, só podem ser empregados com fins probatórios quando certificados por órgãos integrantes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), como o Ibametro.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, destacou a importância da certificação para a confiabilidade dos equipamentos e a proteção dos cidadãos. “Ao certificarmos os bafômetros, garantimos que os resultados apresentados são idôneos e tecnicamente confiáveis, contribuindo para uma fiscalização mais justa e para um trânsito mais seguro”, afirmou.
Por meio do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (Psie) e do site do Ibametro, os cidadãos e empresas podem acessar informações sobre o Controle Metrológico, incluindo a consulta aos instrumentos.