Em audiência pública realizada na terça-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA), membros que compõem o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus expuseram a situação dos pacientes acometidos pela enfermidade, entre elas o risco com a exposição ao sol. “Queremos solicitar através de um projeto que estaremos encaminhando para a Câmara, o passe livre, transporte público gratuito para as pessoas com lúpus e outras enfermidades“, explicou a coordenadora do grupo, a psicóloga Fabiana Bezerra.
Ontem foi celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, pelo qual grupos e associações de todo o mundo mostraram a realidade dos pacientes e sugeriram ações para melhoria na qualidade de vida. O vereador Agnaldo Meira (PCdoB), que propôs a audiência pública, encaminhou para a Mesa Diretora um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Luta contra o Lúpus. “Estamos juntos por entender que devemos criar mais políticas públicas para atender as necessidades desses pacientes“, destacou.
A coordenadora informou sobre a doença e os avanços na convivência com a enfermidade, e destacou as políticas que vem sendo implementadas para melhorar a qualidade de vida ao paciente. “O Lúpus é uma doença inflamatória crônica, de causa desconhecida, em que o sistema imunológico forma auto-anticorpos, que passam a atacar o próprio organismo, com inflamação de múltiplos órgãos e sistemas. É uma alergia a nós mesmos. Até o momento não tem cura, embora o avanço no tratamento auxilie na convivência. É mais frequente em mulheres na época do período fértil e, portanto, a ação do hormônio sexual feminino chamado estrogênio“, detalhou Fabiana, revelando que convive com o Lúpus há 16 anos.
Comprometimento
O presidente da Câmara, Damião Medrado, comprometeu-se a, junto com todos os vereadores, encaminhar as solicitações do grupo ao executivo municipal. “O projeto de Lei que institui a Semana Municipal será colocado na semana que vem para aprovação no plenário, porém o que institui o Passe Livre, a Câmara não pode legislar, mas encaminharemos esse pleito ao prefeito Isaac“, garantiu. Os encontros do grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus acontecem na Maçonaria Harmonia e Amor e na Biblioteca Municipal de Petrolina. (foto: Ascom CMJ/divulgação)