A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta semana, seis veículos – sendo quatro com adulteração em seus elementos identificadores. Os flagrantes ocorreram nas BRs 316, 232 e 407, no Sertão e Agreste de Pernambuco.
Em Floresta, durante uma fiscalização na BR-316, na segunda-feira (14), os policiais abordaram um Chevrolet Celta. Assim que o condutor entregou a documentação do carro, os agentes constataram adulteração nos elementos identificadores, confirmando logo em seguida a ocorrência de roubo, desde março deste ano. Na terça (15), a PRF realizava uma operação no município de Sertânia, na BR-232, quando abordou uma motocicleta Cg 160. No decorrer da verificação, os policiais observaram diversos elementos identificadores adulterados. O condutor disse que não sabia das irregularidades e que havia adquirido a moto em Buíque (PE), na troca por outra moto e mais um valor em dinheiro.
Na BR-407, em Petrolina, o motorista de um HB20 recebeu ordem de parada em uma fiscalização de rotina. Ao iniciar a vistoria veicular, a equipe consultou os sistemas e identificou que o carro possuía uma queixa de apropriação indébita, registrada por uma loja de aluguel de veículos, no dia 10 de outubro deste ano.
Outra fiscalização foi realizada no município de Gravatá, na BR-232, quarta (16), que resultou na abordagem a um Chevrolet Onix. Os policiais rapidamente identificaram diversos sinais de adulteração nos elementos identificadores, no qual o veículo original possuía registro de roubo/furto. A passageira alegou não saber das adulterações, e disse que seguia com o pai para a casa de um parente. Dentro do veículo, ainda foram encontradas uma porção de substância análoga à maconha.
Em Arcoverde, novamente na BR-232, a equipe observou uma motocicleta transitando com placa Alagoas, porém outra moto que ostentava a mesma placa estava recolhida no pátio da PRF na cidade sertaneja. Ao chegar ao pátio, os agentes vistoriaram a moto, confirmando as adulterações dos sinais identificadores do veículo. Na quinta-feira (17), um usuário entrou em contato com uma das unidades operacionais da PRF, localizada na BR-232 em São Caetano, relatando que um amigo havia visualizado seu caminhão, roubado no dia anterior. Instantes após o alerta ser emitido, a equipe encontrou o local exato do veículo de carga, que era ocupado por um homem. Ao ser questionado, o suspeito alegou que pegou o caminhão em um posto de combustível em Caruaru, e o deixaria em outro posto de combustíveis no município de Riacho das Almas.
Investigações
Diante dos casos, todos os veículos e envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil (PC) mais próxima, para dar continuidade às investigações.