O último dia de trabalho na Câmara Municipal de Juazeiro foi de decisões, despedidas, e surpresas. A reunião em caráter extraordinário tinha como principal objetivo a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013, projeto de autoria do Executivo. Mas os vereadores aprovaram, ao todo, dez projetos – a maioria enviada pelo prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), incluindo um que altera dispositivos da lei do código tributário. A mudança de algumas alíquotas gerou um impasse e comprometeu inclusive a votação do Orçamento, que deveria ser votado por último.
A sessão, que começou às 10h, só foi terminar no início da tarde. Como era a última, todos os vereadores usaram a tribuna para agradecer e se despedir. O presidente da Casa, Professor Nilson Barbosa, encerrou os discursos. Visivelmente emocionado, ele chorou em vários momentos e foi aplaudido.
Logo no começo da sessão, o líder da oposição, vereador Alex Tanuri revelou que todos os cinco parlamentares oposicionistas apoiam a eleição de Pedro Filho para a presidência da mesa diretora. A decisão tem inclusive o apoio de vereador eleito Hamilton Ferreira (DEM).
Surpresa
O fato curioso é que, muito provavelmente, Pedro Filho (PR) seria o candidato do prefeito Isaac Carvalho, uma compensação pelo partido ter aberto mão do cargo de vice na chapa majoritária do comunista, que teve ao seu lado Irmão Francisco (PT). A surpresa aumenta a suspeita de que Isaac irá contar com uma oposição branda – ou nenhuma oposição – no próximo mandato.
Em entrevista ao Blog, Tanuri, em nenhum momento rebateu essa especulação e fechou a conversa com uma frase bastante eloquente: “não se pode fazer política olhando para o retrovisor”. Para bom entendedor…(De Rinaldo Lima/para o Blog)