Na volta do feriado de Carnaval, Dilma tentará reverter agenda negativa

por Carlos Britto // 18 de fevereiro de 2015 às 13:50

dilmaCom a popularidade em baixa e diante da conflagração de sua base de sustentação no Legislativo, a presidente Dilma Rousseff retorna nesta quarta-feira (18) da Base Naval de Aratu, na Bahia onde passou o feriado de Carnaval em busca de uma estratégia para tentar reverter a agenda negativa que ameaça ser agravada com novas derrotas políticas nos próximos dias.

O primeiro embate do Palácio do Planalto deve ocorrer na próxima terça-feira (24), quando deputados e senadores se reúnem em sessão do Congresso. Na pauta, está prevista a derrubada de quatro vetos presidenciais e o Orçamento de 2015.

Dos vetos, o que de fato acende o alerta no governo é o que reajusta em 6,5% a tabela do Imposto de Renda para a pessoa física. O índice foi aprovado por deputados e referendado por senadores em dezembro, menos de dois meses depois de sua reeleição, já em um sinal de descontentamento da base aliada com os rumos que a montagem da equipe do segundo mandato tomava.

Preocupado com o impacto nas contas públicas que o índice acarretará em um ano de ajuste fiscal, o Palácio do Planalto trabalha para evitar a anulação do veto em troca de uma correção menor, de 4,5%. Mas mesmo os aliados da petista são céticos em relação à possibilidade de sucesso.

Até lá, há duas estratégias em curso. A primeira é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre de fato em campo em Brasília para liderar a rearticulação da base aliada. Na agenda, encontros com integrantes do PT e do PMDB. Sua ida a Brasília estava prevista para quinta-feira (19), mas ainda não estava confirmada.

Uma segunda estratégia é apostar no adiamento da sessão, contando, para tanto, com o apoio da própria base. Isso porque o relator do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), deu prazo até segunda-feira (23) para que novos parlamentares apresentassem suas emendas individuais. O prazo pode inviabilizar no dia seguinte na lei orçamentária, o que demandaria o adiamento da sessão. (fonte: Folha de PE)

Na volta do feriado de Carnaval, Dilma tentará reverter agenda negativa

  1. Maria do Socorro - 15/03 disse:

    Tá chegando a hora!!

    1. Eildo disse:

      De fato, está chegando a hora de vcs amargarem mais uma derrota e pararem de pedir o terceiro turno! O suposto Impeachment de Dilma não tem fundamento político ou jurídico e, pode até ir para o congresso, mas será arquivado no plenário com toda a certeza por ser improcedente e não haver nenhuma prova de algum ilícito praticado pela presidente! Não compactuem com esta tentativa de golpe da direita elitista que não sabe perder!

  2. Maria do Socorro 15/03 Sim! Sim! Sim! disse:

    Não há nenhuma prova? Tá viajando. Por isso o MINISTRO DA JUSTIÇA foi conversar com os advogados da empreiteiras envolvidas no Lava Jato. Vá se informar, filho!

  3. Hildebrando França disse:

    Não tente me convencer, PresidentA, mas sim, toda a nação! E se conseguir, direi do quanto V.Excia. é estrela.

  4. Iraildes Martins de Sousa disse:

    SERIA SALUTAR E MAIS SENSATO, PRESIDENTA, SE EM CADEIA NACIONAL VOCÊ RENUNCIASSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários