A Neoenergia Pernambuco recuperou 3.599.185,63 quilowatts-hora (kWh) de energia em Petrolina entre janeiro e junho de 2024, quantidade suficiente para abastecer 30 mil clientes por um mês. A recuperação foi resultado de ações de prevenção e combate a desvios de energia, incluindo inspeções e regularização de clientes.
Mais de 4.200 inspeções foram realizadas, e 1.070 ligações clandestinas foram regularizadas. Além disso, a empresa substituiu 1.355 medidores obsoletos ou com possíveis defeitos para prevenir erros na medição do consumo. Fábio Muniz, supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, destacou que a tecnologia é uma aliada crucial na estrutura de inteligência da empresa, permitindo agir de forma estratégica e eficiente. “Esses atos permitem que mais de 4 milhões de clientes da distribuidora tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança, pois acima de tudo, nosso compromisso é com a vida”, afirmou Muniz.
Uma das estratégias de modernização é a blindagem de redes, com a substituição de equipamentos e a implantação de novos padrões de rede. Os medidores foram integrados a um Sistema de Medição Centralizado (SMC), conectado aos postes das distribuidoras, permitindo monitoramento remoto e identificação de interferências.
A Neoenergia Pernambuco também regularizou unidades clandestinas, instalando medidores de energia para consumidores sem o equipamento. As solicitações podem ser feitas às concessionárias, e a ligação é gratuita. A empresa reforça que o furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios prejudicam todos os clientes e trazem riscos à vida. Denúncias de fraudes podem ser feitas anonimamente pelas Centrais de Relacionamento ou através do site da Neoenergia Pernambuco.