Netanyahu: ‘Lula cruzou linha vermelha e banalizou o Holocausto’

por Carlos Britto // 18 de fevereiro de 2024 às 21:40

Foto: José Cruz/AgBr

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter comparado as mortes de palestinos em Gaza à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler, o governo de Israel anunciou, neste domingo, que iria repreender o embaixador brasileiro em Tel Aviv. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”. Do lado brasileiro, fontes diplomáticas ouvidas pelo GLOBO afirmaram que estão tomando pé da situação antes de se manifestarem, até para evitar que haja novos ruídos na já conturbada relação entre os dois países.

Representantes do governo do Oriente Médio afirmaram, em caráter reservado, que Israel ainda discute quais serão as ações adotadas em relação à fala de Lula, além do repúdio público. No X, Netanyahu escreveu: “Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa, e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional”. Procurado pelo GLOBO, o Itamaraty não comentou.

Na sequência, o primeiro-ministro disse ter decidido “convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão”. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, escreveu: “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ordenei aos funcionários do meu gabinete que convoquem o embaixador do Brasil para uma repreensão amanhã (segunda-feira)”. Segundo o colunista Bernardo Mello Franco, do GLOBO, o embaixador Frederico Duque Estrada Meyer foi convocado para uma reunião nesta segunda-feira, na qual deve se limitar a ouvir as queixas e transmiti-las ao Itamaraty.

As declarações de Lula foram feitas durante entrevista a jornalistas no hotel em que ele está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia. Lula, que retorna neste domingo ao Brasil, foi convidado para discursar, no último sábado, na sessão de abertura da cúpula da União Africana. Ele também teve reuniões bilaterais com líderes do continente e com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh. No encontro, ele criticou tanto Israel quanto o Hamas.

Neste domingo, porém, Lula comparou o desastre humanitário em Gaza ao Holocausto ao criticar países ricos que suspenderam o financiamento à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês). As doações foram interrompidas após o governo israelense denunciar que funcionários do órgão haviam participado do ataque terrorista do Hamas a Israel em outubro.

Em janeiro, oito países — Austrália, Reino Unido, Canadá, Itália, Suíça, Holanda, Alemanha e Finlândia — se juntaram aos Estados Unidos na suspensão temporária do financiamento em um momento em que a falta de recursos aumenta no enclave. A UNRWA, por sua vez, anunciou que iria iniciar uma investigação e afastou “vários” acusados. (O Globo)

Netanyahu: ‘Lula cruzou linha vermelha e banalizou o Holocausto’

  1. Pulo disse:

    Luladrao e um emssano só jumento para concordar com esse ladrão

  2. Sempre Atento disse:

    Esse veio liberado pelo diabo e solto pelo supremo para acabar com a nação.

  3. vovô disse:

    Esse calado já incomoda muita gente, só fala merda. A jumentalha tem o representante que merece.

  4. Defensor da liberdade disse:

    Quem é Israel no jogo do bicho? Um país que precisa de ajuda financeira estrangeira não pode sair por aí se metendo a besta não.

  5. DITADURA DE TOGA NÃO É DEMOCRACIA! disse:

    Deus permitiu que esse velho asqueroso, gagá , ladrão e terrorista fosse botado pelo Supremo Tribunal Fedorento na Presidência do Brasil, para que muitos pilantras que se dizem Cristãos, mas ou ficaram em cima do muro, ou apoiaram esse ladrão, conheçam a ira do Criador, com a mão de YHWH pesando sobre nossa Nação e desmascarando essas pessoas, que estão usando o Evangelho, dizendo-se pastores e pastoras, para enriquecerem escandalizando a Igreja de Cristo. Os brasileiros se preparem, pois com Deus não se brinca efica de graça! “O SENHOR ABENÇOARÁ OS QUE ABENÇOAREM ISRAEL, E AMALDIÇOARÁ LS QUE AMALDIÇOAREM A NAÇÃO QUERIDA DE DEUS!
    Isso, para os crentes verdadeiros não é novidade! Pois esse Mula Ladrão, que se tivéssemos um judiciário sem estar corrompido, estaria preso numa penitenciária de segurança máxima, que é lugar para terroristas como esses bandidos do PT.

  6. Lula deveria controlar sua língua. Certo que na guerra Israel x Gaza muitos inocentes estão morrendo, entre eles crianças, mulheres e idosos, mas não pode se comparar a um holocausto. Veja que no holocausto não havia defesa armada, como ocorrer nessa guerra.
    Eu lamento que tantos trabalhadores e suas famílias estejam morrendo, já que os terroristas são minorias, e nessa caça vai ceifando vidas que nada têm a ver com os terroristas, mas mesmo assim não é o holocausto propriamente dito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários