A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu em Petrolina o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.
As localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2%; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a SMS continuará executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros.
Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, existe ampla circulação no meio urbano de dengue, chikungunya e Zika, enfermidades que podem ser contraídas por meio da picada do Aedes aegypti infectado.
A população também pode ajudar com cuidados rápidos, que podem ser feitos em poucos minutos e ajudam no combate ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chicungunya). É necessário observar se há foco de água parada em calhas, ralos, lajes ou vasilhas de animais e latas de lixo. Deve-se também ficar atento à água parada em vasos de planta, pois os locais devem ser higienizados com frequência. As garrafas devem ser colocadas viradas para baixo e os pneus devem ser mantidos em locais cobertos.