No Dia da Vacinação, Petrolina reforça importância de imunização para controle de doenças

por Carlos Britto // 17 de outubro de 2023 às 17:59

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SMS

Nesta terça-feira (17), em que é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, a Prefeitura de Petrolina alerta sobre a importância de se proteger. A data reforça o alerta dos pais e responsáveis sobre imunização no controle de epidemias e o combate da desinformação. A gestão municipal destaca que vem criando campanhas e incentivando a população a se proteger através da vacina.

No Brasil, a vacinação foi responsável por erradicar a varíola e controlar a poliomielite (paralisia infantil) e a síndrome da rubéola congênita. Ao ser imunizado, o nosso corpo produz respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações, com o intuito de estabelecer um calendário de vacinação contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos e idosos.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro, explica que existem vacinas para todas as idades. “Muitos adultos acham que as vacinas param na infância, mas não é verdade. Temos um calendário com doses de reforço que todos os adultos precisam tomar. Por isso, nas nossas campanhas a gente reforça a importância de olhar a caderneta de vacinação se alguma não está em atraso”, destaca.

Onde se vacinar

Em Petrolina, as vacinas estão disponíveis nas 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Para se proteger basta procurar uma UBS portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. “Gosto sempre de frisar que vacinas salvam vidas. O prefeito Simão Durando vem sempre apoiando e estimulando os nossos debates sobre a vacinação. Estamos ampliando a oferta, abrindo as unidades básicas aos finais de semana, levando a vacinação para áreas descobertas e promovendo eventos que facilitem o acesso da população. Tudo isso para que todos se protejam”, destaca Marlene Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários