Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, a data de 25 de novembro ficou instituída como Dia do Doador Voluntário de Sangue. E, neste dia, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/Imip) chama a atenção da população para esse gesto de amor, que pode salvar muitas vidas.
O sangue não pode ser substituído por nenhum outro líquido ou substância industrial, e as pessoas que precisam dele só podem contar com as doações. Por esse motivo as campanhas são tão importantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade ainda sofre uma queda alarmante durante os feriados e as férias, períodos em que os hemocentros operam com menos do mínimo necessário.
Preocupados justamente com o período festivo e de férias que se aproxima, a UPAE Petrolina reforça o apelo. “Nós incentivamos inclusive os nossos funcionários e periodicamente realizamos campanhas internas”, ressalta a coordenadora de enfermagem, Rayane Ribeiro.
Critérios
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação; estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; Não estar em período de gravidez ou amamentação; Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação); não ter feito uso de drogas injetáveis; não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas; e não ter tido relação sexual em que houvesse risco de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) nos últimos 12 meses.
Quem se encaixa nesse perfil deve procurar o Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope) e se informar sobre os procedimentos. O Hemope fica localizado à Rua Dr.Pacífico da Luz, Centro da cidade. O telefone para contato é o (87) 3866-6601.