Os 3.354 docentes que compõem a Rede de Ensino de Petrolina foram lembrados neste domingo (15), quando se comemora o Dia do Professor. Através do seu cuidado e sabedoria, esses profissionais assumem o compromisso de continuarem transformando e contribuindo com os grandes avanços no setor do município, que tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), na categoria das grandes cidades. O trabalho e o compromisso são diários, para fortalecer que a trajetória escolar de mais de 56 mil estudantes seja de sucesso.
Ciente da importância desempenhada por essa categoria, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza contínuos investimentos na política de valorização desta classe, viabilizando a vivência de projetos e ações de grande relevância e que garantem a qualidade da educação. Durante todo o ano letivo, os docentes passam por formações em variados temas, promovidas pela Escola do Saber.
A Secretaria também tem convênio firmado com a Universidade de Pernambuco (UPE) para ofertar cursos de mestrado para os professores. Além disso, Petrolina destaca-se em Pernambuco pelo compromisso de reajustar o salário dos professores com repercussão na carreira em todos os níveis. A valorização daqueles que se dedicam diariamente ao ensino foi demonstrada, ainda, através da entrega de mais de três mil kits, composto por uma squeeze térmica e uma mochila para notebook com rodinha.
“Hoje temos uma Educação Infantil fortalecida, um Ensino Fundamental que apresenta resultados positivos nos índices das avaliações oficiais e uma Educação de Jovens e Adultos baseada no respeito e na humanização. A partir do empenho de cada profissional da Educação, seja em sala de aula, seja na gestão das unidades escolares ou nas funções administrativas, estamos construindo a melhor Educação de Pernambuco. Em nome do nosso prefeito Simão Durando, quero expressar minha gratidão a todos os professores pela dedicação e pelo zelo em todo trabalho realizado”, destacou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa.