No formato ‘drive thru’, Petrolina vacina quase 150 crianças contra a pólio; Mais de 48 mil em Pernambuco ainda podem ser imunizadas até sexta

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2020 às 09:08

Foto: Alexandre Justino/PMP divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu imunizar em Petrolina, no último sábado (21), quase 150 crianças contra a poliomielite. A campanha de vacinação tem como público-alvo crianças de 1 ano a menores de 5. A ação aconteceu por meio do sistema ‘drive thru’, na Avenida da Integração, Bairro São José, área central da cidade,

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de S (UBSs) desde o início de outubro, mas a adesão da população está abaixo do esperado. Até o último sábado foram aplicadas 16.792 doses, o que corresponde a 75,57% do público-alvo esperado. A meta é imunizar cerca de 22.219 crianças contra a pólio. Prorrogada pela segunda vez, a campanha segue até o dia 27 de novembro. Os postos de saúde da zona urbana ficam abertos das 7h às 17h, enquanto as unidades da zona rural atendem das 7h às 13h.

Diante desse cenário, a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, reforça a importância da vacinação. “O único meio de prevenção para essa doença é a vacina, por isso é de fundamental importância que os pais levem seus filhos nos postos de saúde e que eles possam ser vacinados com total segurança, pois estamos tomando todas as medidas possíveis em relação à pandemia da Covid-19“, explica.

Pernambuco

Em Pernambuco, pouco mais de 48 mil crianças pernambucanas nessa faixa etária ainda precisam tomar uma dose extra contra a doença, que teve seu último caso no Brasil em 1989, mas continua em circulação em dois países (Afeganistão e Paquistão). Até o momento, 501.310 meninos e meninas já estão protegidos, representando 91,25% do total (549.369). Com isso, o Estado mantém o segundo lugar entre aqueles com melhor percentual vacinal. 

Além da vacinação contra a poliomielite, há a mobilização para atualizar as vacinas das crianças e jovens menores de 15 anos. Todos os imunizantes ofertados gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo disponibilizados nessa iniciativa. É importante destacar, ainda, que os serviços de saúde foram orientados a seguir protocolos de higiene e segurança para evitar contaminação pelo novo coronavírus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários