Em uma unidade hospitalar, o profissional de nutrição é fundamental para que o tratamento dos pacientes seja bem executado. Sua função é garantir a alimentação equilibrada e o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional. Esta atuação é crucial para a evolução clínica e a recuperação dos usuários, tendo em vista que o paciente desnutrido tem fraqueza, alteração na cicatrização de feridas, diminuição das funções dos órgãos e maior risco de infecção, podendo levar inclusive a agravamento de sua condição clínica.
No HDM/Imip o serviço de nutrição funciona plenamente para atender à grande demanda do hospital, que recebe pacientes de 55 cidades da região. No setor trabalham 48 pessoas, incluindo sete nutricionistas que produzem mensalmente mais de 49 mil refeições, o que corresponde a 505 kg de alimentos por mês. “Trabalhamos diariamente para garantir a quantidade e a qualidade das refeições dos nossos pacientes e funcionários”, explicou a coordenadora de nutrição do HDM, Caroline Castro.
A preocupação em manter o valor nutritivo dos alimentos e o cuidado constante com a higienização dos profissionais e dos alimentos na hora do preparo é um dos pontos fundamentais do trabalho do setor de nutrição do HDM. “Ter uma equipe de nutrição no hospital é de fundamental importância para garantir a segurança alimentar além de atender todas as necessidades nutricionais das pessoas que irão receber essa alimentação. Nosso objetivo é também manter a nossa equipe treinada e apta para esse trabalho”, concluiu a nutricionista Caroline Castro. (Fonte: Ascom/HDM)
Isso tudo é uma grande mentira! A comida é ruim, no piso da cozinha passa um esgoto, a estrutura da cozinha é precária…o EMIP gosta é de fazer propaganda enganosa! Temos q ser contra a terceirização da saúde!
Realmente a comida é muito ruim.