No Norte da Bahia, PRF resgata aves silvestres mantidas em cativeiro

por Carlos Britto // 11 de abril de 2025 às 13:00

Foto: PRF/divulgação

Durante ronda de fiscalização realizada na última quarta-feira (9) na BR-116, no município de Euclides da Cunha (Norte da Bahia), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou seis aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro. A ocorrência se deu na altura do km 228, nas proximidades do povoado de Pinhões, zona rural do município.

Os policiais avistaram, na área externa de uma residência às margens da rodovia, algumas gaiolas com pássaros. Ao se aproximarem, confirmaram que se tratava de espécies da fauna silvestre brasileira, sem qualquer tipo de registro ou autorização de criação. A pessoa presente no local informou que os animais foram recebidos como presente, mas não possuía autorização para mantê-los.

As espécies resgatadas foram um canário da terra (Sicalis flaveola), um cardeal (Paroaria dominicana), dois azulões (Cyanoloxia brissonii), um sanhaçu (Thraupis sayaca) e um coleiro (Sporophila caerulescens).

O responsável foi autuado, em tese, por infringir o artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata sobre crimes contra a fauna, por manter animal silvestre em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. As aves foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente de Euclides da Cunha, que adotará as medidas cabíveis para avaliação e eventual reabilitação dos animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários